Blog :: Xalingo

Como estimular a fala na criança

Para serem educadores responsáveis, os pais devem saber que os primeiros anos de vida dos filhos são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Entre elas, é momento certo para estimular a fala na criança. Para isso, você pode seguir algumas dicas para essa habilidade ficar mais fácil com o tempo.

Uma dica fácil é a criação de ambientes para favorecer o desenvolvimento da linguagem. Ou seja, crie jogos e experiências diárias para ajudar seu filho a adquirir uma linguagem mais natural e rica. Ademais, veja a seguir algumas dicas para estimular a fala na criança!

Dicas de como estimular a fala na criança

Um desenvolvimento infantil sadio depende dos estímulos oferecidos por você. No caso da fala, saiba que vocês podem criar laços de aprendizado a partir de passos caseiros, conforme listamos abaixo.

Comece a estimular a fala na criança com sinais

A jornada da fala começa pelos sinais! Isso porque, no caminho do desenvolvimento, seu filho entende que signos são uma linguagem mais simples. Ou seja, invista em gestos para ganhar em reação e interação. Até porque, depois do choro, os primeiros sinais são os que indicam necessidades, emoções e interações básicas.

Na prática, a linguagem de sinais já é uma oportunidade de expressar as próprias necessidades, sem precisar de conceitos complicados. A partir de então, para cada sinal procure conectá-lo a uma palavra correspondente. Como exemplo, quando seu filho indicar sede, pegue um copo e enfatize a sensação de saciedade por meio de gestos e sinais.

Estímulos a partir da conversa

Certamente, a conversa direta é uma forma fácil de incentivar seu filho a soltar as primeiras palavras. Para tanto, é importante manter essa rotina desde quando ele for bebê. Aliás, antes de nascer, ainda na barriga, você já pode conversar com ele!

Além do mais, é válido que você o exponha a conversas com demais pessoas em ambiente doméstico. Isso ajuda a estimular a fala em crianças. Afinal, seu filho já começa a entender o poder das emoções comunicadas pelas palavras.

Leia sempre em voz alta

Para as crianças, ler também é uma forma de aprimorar vocabulário. Para isso, comece lendo livros direcionados para a idade da criança. Assim, facilita o despertar da atenção devido às histórias envolventes. Em suma, crie esse ritual de ler todos os dias para estimular a fala na criança. Procure também apontar ilustrações sempre que possível, visto que essa técnica ajuda a familiarizar os pequenos com as associações de palavras.

Fonte: https://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/como-estimular-a-fala-da-crianca/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *