Existem muitos pais que se queixam deste momento: o filho, contrariado, demonstra insatisfação com birra e gritos. E a dica para lidar com esse comportamento é uma só: a empatia.
Frustração é inerente ao ser humano. Nós, adultos, também não reagimos bem quando as coisas não acontecem de acordo com as nossas expectativas. E observamos ainda adultos que muitas vezes têm reações até bem infantis nessas situações, tais como descontar a frustração em:
– Compras;
– Alimentação exagerada;
– Álcool;
– Drogas.
Partir do princípio da empatia e mostrar à criança que entende os sentimentos dela é uma das principais armas para se controlar a frustração da criança contrariada. É preciso fazê-la entender que nem sempre conseguimos alcançar nossos objetivos, mas que também não há anormalidade alguma em se sentir triste por isso.
Exercer essa relação de cumplicidade e empatia faz com que a criança entenda que o próprio sentimento é digno, mas que é preciso seguir em frente.
Fonte: https://marianalacerda.com.br/meu-filho-nao-aceita-ser-contrariado/
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.