Blog :: Xalingo

Quando a criança fala “não” para tudo

Um dos problemas que pode acontecer durante a educação das crianças é quando elas começam a dizer “não” para tudo o que escutam dos adultos. Esse problema pode ter como base uma situação: quando os pais também, recorrentemente, falam ‘não’ para os filhos.

Mas isso quer dizer que não devemos dar limites e negar coisas aos pequenos? Não! Isso significa que existem outras maneiras mais moderadas de se negar algo à criança.

O objetivo central da educação é criar pessoas que se questionem, que conheçam os próprios limites, que saibam recusar e que não aceitem fazer tudo que agrade aos outros.

Evidentemente, pais desejam ter filhos obedientes, mas essa obediência também não pode se tornar cega. Em algum momento, a criança sentirá a necessidade de ser mais autônoma e de se impor, e isso é, de certa forma, até benéfico para seu desenvolvimento pessoal.

Neste sentido, cabe aos responsáveis aparar as arestas, colocar limites, mas também mostrar diferentes pontos de vista, argumentar e externalizar os próprios limites.

Uma boa dica para esse tipo de ensinamento é focar, durante a conversa com o pequeno, no que ele deve fazer, ao invés do que ele “não deve” fazer. Isso ajudará a criança a aceitar as coisas com maior facilidade. Quando o pequeno fizer um pedido que não possa ser atendido, é preferível ter uma conversa com exposição de pontos de vista para que ela compreenda o porquê de sua solicitação não ser atendida naquele momento.

Fonte: https://marianalacerda.com.br/falar-nao-para-a-crianca-e-quando-ela-comeca-a-falar-nao-para-tudo/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *