Blog :: Xalingo

Como entender e ajudar a amenizar a tristeza das crianças

A infância é uma fase que muitos acreditam que é pura animação e alegria, pois crianças estão sempre correndo pra lá e pra cá, mas esta é uma fase da vida onde temos dificuldade em expressar nossos sentimentos e conversar sobre o que nos deixa tristes.

Portanto, é importante que os pais estejam sempre alertas para perceber quando os filhos estão tristinhos. E são vários motivos que podem causar essa tristeza, como insatisfação quando tem seus pedidos negados, carência afetiva, desaprovação dos pais ou professores, isolamento social e, claro, o sentimento que acompanha o ser humano por toda a vida: o medo.

Para os papais e mamães que querem aprender como lidar com a tristeza dos pequenos, trouxemos algumas dicas para melhorar o ânimo e retomar a alegria da casa.

Conversas diárias em família
O diálogo é essencial para conhecer melhor a personalidade da criança, entender seus sentimentos e fortalecer os laços familiares, mas deve ocorrer diariamente e não apenas quando notar a criança triste.

Propiciando um ambiente acolhedor
É importante que a criança se sinta confortável e segura em casa, livre de julgamentos, pressões e críticas, portanto, faça do lar um lugar acolhedor e amigável para que o pequeno se sinta bem para contar o que lhe deixa triste.

Incentive sentimentos positivos
Lembre a criança de suas qualidades e vitórias, sejam elas grandes ou pequenas, assim eles cultivam bons sentimentos e ficam mais felizes consigo mesmos.

Crie brincadeiras em casa
Toda criança adora brincar com os pais, então aproveite que os passeios fora estão escassos e crie brincadeiras para fazer em casa, como jogos de tabuleiros e cartas.

Esteja presente na escola
Participar de atividades escolares, eventos ou simplesmente acompanhar o desempenho do filho na escola faz a diferença e deixa o pequeno mais animado para estudar cada vez mais.

Fonte: https://redballoon.com.br/blog/crianca-triste/#O_que_pode_deixar_uma_crianca_triste

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *