Blog :: Xalingo

Como ensinar os pequenos sobre consumo responsável?

É comum que os pais e familiares tenham costume de atender os pedidos e caprichos das crianças, afinal, mimar um pouco antes de crescer não vai fazer mal. Mas é importante ensinar desde cedo algumas orientações para que os pequenos aprendam a consumir de forma responsável.

Além de evitar comprar por impulso, o consumo responsável incentiva a mudança de hábitos, onde a sociedade se adequa às necessidades e opta por bens e serviços que ofereçam melhorias para as pessoas e para o meio ambiente, dando preferência para empresas e produtos de qualidade, com responsabilidade socioambiental.

É interessante aproveitar qualquer oportunidade para ensinar sobre o tema aos pequenos, como aniversários, Natal ou até compras no supermercado, sempre questionando a necessidade real da aquisição.

Confira algumas dicas que ajudam a ensinar consumo responsável às crianças:

Inclua nas decisões de compra

Ao fazer compras, encoraje a criança a observar e participar de suas decisões, explicando o motivo da escolha de certo produto, porque optar por uma marca ou outra ou os benefícios de produtos naturais.

Cuidado com as recompensas

Presentar a criança depois que ela realizar alguma obrigação, como tirar notas boas, não é algo benéfico. É importante ensiná-las a assumir a responsabilidade por suas tarefas, sem esperar uma recompensa, afinal, eles têm direitos, mas também têm obrigações.

Atenção aos presentes

Durante o ano, divida os presentes em partes: no aniversário pode ser um brinquedo, no dia das crianças uma roupa ou item de necessidade, no natal um jogo que sirva para jogar com outras pessoas.

Ensine sobre os 3 R’s

Reduzir, reutilizar, reciclar são ações que deixam o consumo mais eficiente e protegem o meio ambiente.

Valorize objetos sem valor material

Incentive o apego a itens que relembrem momentos especiais, seja uma pedra, uma concha, uma pena, itens que lembram os avós, desenhos e objetos da infância dos pais, entre outros que ensinam a importância de valorizar as pequenas coisas.

Fonte: https://fofuuu.com/blog/dicas-ensinar-criancas-consumo-responsavel/

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *