A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que pode acometer adultos, mas é mais comum em crianças menores de 5 anos.
A doença não possui vacina e sua transmissão acontece via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas, alimentos e objetos contaminados, ou contato com fezes, saliva e outras secreções.
Entre os principais sinais da doença mão-pé-boca estão:
- Febre alta antes do surgimento das lesões;
- Aparecimento de manchas vermelhas que podem evoluir para ulcerações dolorosas na boca, amígdalas e faringe;
- Erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo ocorrer também nas nádegas e na região genital.
O diagnóstico é baseado nos sintomas, localização e aparência das lesões, sendo possível recorrer a exames de fezes e de sangue para identificar o tipo de vírus causador da infecção.
Como ocorre com outras infecções por vírus, a doença regride depois de alguns dias, portanto o tratamento é realizado com antitérmicos e anti-inflamatórios, sendo ideal que a criança permaneça em repouso, tome bastante líquidos gelados, como sucos naturais, chás e água, e se alimente bem, apesar da possível dor de garganta, podendo optar por purês, mingaus, gelatina e sorvete.
Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/doenca-mao-pe-boca-hfmd/
—-
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.
—-