Blog :: Xalingo

Saiba qual a melhor idade para introdução alimentar do seu filho

Pensando em fazer a introdução alimentar com o seu pequeno. Então confira estas dicas da nutricionista Andreia Friques.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o bebê seja amamentado exclusivamente com leite materno até os seus 6 meses, já que, a partir dessa idade, o desenvolvimento neuropsicomotor e os sistemas digestivo e renal estão prontos para receber outros alimentos.

“Essa recomendação, de forma geral, é a mesma para aqueles que não estão em aleitamento exclusivo. É preciso ressaltar que a introdução alimentar (IA) é uma das fases mais importantes da vida. A partir dela, o bebê terá contato direto com os alimentos. Tocar, sentir a textura, o aroma, levar à boca, arrepiar-se com a fruta mais ácida, estranhar, fazer caretas… tudo isso faz parte do processo de aprendizagem que repercutirá nos hábitos alimentares de toda a sua história”, completa Andreia, que é nutricionista materno-infantil, mestre em Ciências Farmacêuticas e presidente da Associação Brasileira de Nutrição Materno-Infantil (ABRANMI).

Outra questão que ela aponta é que, muitas vezes, o próprio bebê da sinais de que está chegando o momento. Quando ele aprende a sentar, já não tem mais o reflexo de protrusão da língua – parando de empurrar automaticamente os sólidos para fora da boca –, quando demonstra interesse pelos alimentos, tenta tocar na comida ou mostra que deseja mastigar. E esses sinais começam a surgir por volta dos 6 meses.

Dicas para a Introdução alimentar funcionar

1. Respeite a individualidade e o tempo do seu bebê;

2. Invista em “comida de verdade”;

3. Não utilize peneiras, nem liquidificador;

4. Não ofereça sucos, mesmo os naturais sem açúcar;

5. Incentive a família toda a ser um exemplo alimentar para o seu filho;

6. Se possível, faça acompanhamento com um nutricionista materno-infantil.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Sugestão de imagem: Freepik
Fonte: Revista Crescer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *