Blog :: Xalingo

Seu filho não está se adaptando à creche? Temos dicas

Os primeiros dias de separação do seu filho, para que ele vá na creche, não são fáceis para você e nem para a criança. Mas trazemos dicas que podem tem ajudar nesse momento.

 

Por mais que seja doloroso deixar seu filho pela primeira vez na creche, a separação é uma etapa importante no desenvolvimento do bebê. Apesar do sofrimento, é possível encarar com mais naturalidade esse período tão complicado. Veja algumas dicas:

 

1) Fortalecer os vínculos afetivos desde o nascimento

 

O melhor jeito de que a separação seja mais tranquila é fortalecendo os vínculos com o bebê desde o seu nascimento, pois garante assim o que os médicos chamam de “apego seguro”. É o que dá à criança a segurança de que o afastamento não é um abandono. Isso garante um equilíbrio saudável entre o trabalho e a maternidade.

Ou seja: a mãe precisa de um período para estreitar os laços com o filho sem se preocupar com sua estabilidade profissional. Nesse sentido, a licença-maternidade cumpre um papel decisivo, especialmente a de seis meses. Um sinal de que esses vínculos ainda estão indefinidos é o choro intenso e desesperado do bebê, a apatia, o desvio de olhar ou a recusa em se alimentar. Nesses casos, vale a pena reavaliar a situação.

 

2) Escolher bem para poder confiar

 

Sem confiança, a separação tende a se complicar. Por isso, a escolha do berçário é tão importante. Além dos pré-requisitos evidentes, como limpeza e higiene, é fundamental levar em conta outras questões. Observe se o lugar é organizado, se as cuidadoras pegam o bebê no colo na hora de oferecer a mamadeira, se conversam com os bebês em tom confortante. Pergunte também se há música para as crianças e, finalmente, certifique-se de que existe uma rotina para atender às necessidades físicas e emocionais do bebê. Isso significa tanto uma alimentação e segurança contra acidentes como a preparação dos adultos para lidar com os pequenos. Importante: até 1,5 ano, é preciso um cuidador para cada cinco a oito crianças.

 

3) Introduzir alimentos sólidos com antecedência

 

Dependendo da idade do bebê, é aconselhável que os pais não deixem para introduzir sucos naturais e papinhas somente quando ele entrar no berçário. O ideal é que isso aconteça com a antecedência de pelo menos 15 dias. Normalmente, os bebês deixam de mamar exclusivamente no peito da mãe aos 6 meses, idade adequada para deixá-lo no berçário e voltar ao trabalho. Não por acaso, existe hoje a lei de licença-maternidade de 180 dias, que prevê o incentivo fiscal às empresas privadas que concedem seis meses de afastamento às suas funcionárias.

 

4)  Depois dos 9 meses, o bebê vai dar mais trabalho

 

A memória de uma criança, com menos de 9 meses de idade, ainda não retém informações por muito tempo, mesmo que seja a imagem da mãe. Essa condição diminui o sofrimento na hora da separação. Por isso, vale a pena planejar o ingresso no berçário para o período em que o pequeno tem entre 6 e 9 meses. Antes ou depois disso, a situação tende a ser mais difícil.

 

5) Administrar a emoção na hora de ir embora

 

O adulto sente mais a separação do que a criança. E esse é um desafio a ser superado. Os problemas normalmente acontecem quando o bebê percebe o estado de estresse da mãe e também se agita. O segredo é manter a tranquilidade, transmitindo segurança ao pequeno, e não se frustrar quando constatar que seu filho se adaptou facilmente ao berçário sem a sua presença. Deixe para chorar no banheiro ou no carro.

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte:
https://bebe.abril.com.br/familia/7-dicas-para-adaptar-a-crianca-a-creche/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *