Blog :: Xalingo

Saiba como prevenir a gripe nas crianças

O frio está chegando e a preocupação com gripes também. Saiba como prevenir os problemas nas crianças.

Gripe ou resfriado?

Gripe e resfriado são doenças diferentes, ainda que tenham sintomas parecidos – espirros, coriza, congestão nasal, tosse, etc.  O resfriado comum pode ser causado por vários vírus, sendo o rinovírus e o adenovírus os mais frequentes. Na gripe, os sintomas são mais intensos, causando febre e mal estar generalizado.

O que é gripe?

A gripe é provocada pelo vírus influenza –  transmitido através de gotículas da tosse ou do espirro de uma pessoa infectada – e causa infecção dos pulmões e das vias aéreas.

Quais os sintomas da gripe?

No início os sintomas são mais brandos – por isso confunde-se com resfriado. A pessoa com gripe apresenta garganta irritada, tosse seca e congestão nasal. Também pode ocorrer febre alta e dores no corpo. A maioria dos sintomas diminui em cerca de três ou cinco dias.

Como tratar a gripe?

Além de fazer repouso e evitar esforço físico, é muito importante manter a criança bem hidratada. Ofereça muito líquido – preferencialmente água, sucos naturais ou água de coco. Para baixar a febre, aliviar as dores e descongestionar o nariz, o pediatra pode recomendar medicamentos específicos.

Como prevenir?

A vacinação contra o vírus influenza é a melhor forma de se proteger. Ela pode ser feita a partir dos 6 meses, e é gratuita na rede pública para crianças até 5 anos. Como o vírus se modifica, é recomendável refazer a vacina anualmente. Além da vacina, a alimentação pode servir como reforço na prevenção da gripe. Por isso, é importante oferecer sempre uma alimentação variada e equilibrada à criança, pois a nutrição adequada ajuda a manter bons níveis de imunidade.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Pixabay (Licença Free)

Fonte: Revista Crescer

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *