Blog :: Xalingo

Você elogia muito seu filho? Pois saiba que isso pode não ser tão bom

Estudos apontam que elogiar os filhos com demasia pode ser mais nocivo do que benéfico para o desenvolvimento deles. Entenda.

 

Vamos a um exemplo: a Gabriela, uma menina esperta e que cresceu ouvindo isso. Desde cedo, já andou, leu e escreveu sem dificuldades. Nos esportes, vai muito bem. É popular na escola e as provas confirmam sua capacidade.

 

Seus pais, parentes e professores sempre repetem orgulhos: “essa menina é inteligente demais. Tudo é fácil para ela”. Mas, ao contrário do que poderíamos imaginar, essa consciência da própria inteligência não ajuda a Gabriela nas lições de casa.

 

“Ah… Eu não sou boa em raiz quadrada. Vou pular para o próximo exercício”.

 

Rapidamente Gabriela está aprendendo a dividir o mundo entre as coisas em que é competente e as que não é. A estratégia é a base do comportamento humano: buscar prazer e evitar a dor. No caso, evitar e desmerecer as tarefas em que não é um sucesso e colocar toda a energia naquelas que já domina com facilidade.

 

Mas, como infelizmente a lição de casa precisa ser feita por inteiro, inclusive a soletração, de repente a auto-estima de Gabriela declina. Acreditar cegamente na sua inteligência à prova de balas, provocou um efeito colateral inesperado: uma desconfiança de suas reais habilidades.

 

Inconscientemente ela se assusta com a possibilidade de ser uma “fraude” e, para se proteger dessa conclusão precipitada, seu cérebro cria uma “saída de emergência”: coloca um rótulo dourado na testa, subestima a importância do esforço e superestima a necessidade de ajuda dos pais.

 

A imagem da “Gabriela que faz tudo com facilidade” , a da “Gabriela inteligente” (misturada com carinho), precisa ser protegida de qualquer maneira. Mas Gabriela não está sozinha. São muitos os prodígios, vítimas de suas próprias habilidades de infância e dos bem intencionados e sinceros elogios dos adultos.

 

Nos últimos anos foram publicados diversos estudos sobre os efeitos de elogios em crianças.

 

Um teste, realizado nos Estados Unidos com mais de 400 crianças da quinta série (Carol S. Dweck / Ph.D. Social and Developmental Psychology / Mindset: The New Psychology of Success), desafiava meninos e meninas a fazer um quebra-cabeças, relativamente fácil.

 

Quando acabavam, alguns eram elogiados pela sua inteligência (“você foi bem esperto, hein?!”) e outros pelo seu esforço (“puxa, você se empenhou pra valer, hein?!”).

 

Em uma segunda rodada, mais difícil, os alunos podiam escolher entre um novo desafio semelhante ou diferente. A maioria dos que foram elogiados como “inteligentes” escolheu o desafio semelhante.

A maioria dos que foram elogiados como “esforçados” escolheu o desafio diferente. Influenciados por apenas uma frase.

 

Se você tem um filho, evite dizer que ele é inteligente. Diga que ele é esforçado, aventureiro, descobridor, fuçador, persistente. Celebre o sucesso, mas não esqueça de comemorar também o fracasso seguido de nova tentativa.

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte:
https://www.updateordie.com/2016/07/19/o-que-acontece-quando-voce-fica-elogiando-a-inteligencia-de-uma-crianca/

 

2 ComentáriosDeixe um comentário

    • Olá, Diana! Ficamos muito felizes em saber disso <3 Continue nos acompanhando e tenha uma ótima semana! 😀

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *