Blog :: Xalingo

Seu filho não quer dormir no quarto dele? Saiba o que fazer (parte 2)

Na postagem anterior, o assunto que trouxemos à tona é de interesse para a maioria das mães: o filho que não quer dormir no seu próprio quarto e prefere dormir com seus pais.

 

Ainda falando da postagem anterior, trouxemos possíveis motivos para que isso aconteça e também dicas de como corrigir esse problema. Hoje, trouxemos mais algumas delas, para que você e seu filho possam ter noites sem dores de cabeça e incomodação. Confira!

 

1) Torne o quarto do seu filho mais atrativo

Quando a criança já não é um bebê, vai gostar de notar que seu quarto mudou e que está renovado. Conte que a mudança aconteceu porque ele já é um menino grande, que merece uma cama ao invés de um berço, por exemplo. Ao colocar seu filho em outro “status”, você pode explicar que faz parte da nova fase dormir no quarto dele, e não no seu. Deixe que ele escolha alguns objetos para o quarto novo também, assim ele se sentirá mais dono do espaço, e mais feliz ali. Isso facilitará o processo de sono.

 

2) Use elementos lúdicos para facilitar o processo

Conte histórias suas, de como era bom dormir em seu quarto quando você era pequena. Sua experiência pessoal é extremamente válida para seu filho: “se a mamãe ou ou papai gostavam de dormir no quarto deles, então também posso gostar!”. Use também livros que falam do sono da criança.

 

3) Use uma luzinha

Muitas crianças têm medo do escuro – senão todas, em alguma fase da vida! Mesmo aquelas que no início não demonstram medo podem desenvolver depois, com mais idade. Por isso deixar a luz do banheiro ao lado acesa, ou usar uma luzinha de tomada que promove uma leve claridade, pode ajudar demais seu filho a se sentir mais seguro em seu próprio quarto.

 

4) Irmãos juntos

Há famílias com casas grandes, nas quais há inclusive um quarto para cada filho. Mas já pensou que pode ser extremamente benéfico juntar os dois? Passada a fase em que o menor é bebê e demanda muitos cuidados (como trocas de fralda e amamentação) na madrugada, é uma boa pensar em colocar os irmãos para dormir juntos. Assim um terá a companhia do outro e até os laços entre eles podem ficar mais fortes. O segundo quarto seria um ótimo espaço para os brinquedos, que podem sair da sala, por exemplo.

 

5) Rotina

Seu filho vem dormindo na sua cama nos últimos 300 dias do ano. Então quando você coloca em prática a nova postura de não deixar que ele durma lá, certamente haverá choradeira. Mas e se você fizer isso depois que ele passou uma semana na casa da avó? Ou depois de uma viagem em família? Essas pausas na rotina podem ser usadas para começar um novo ciclo de forma diferente. Já pensou nisso?

 

Gostou das dicas? Então comente abaixo!

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://www.mildicasdemae.com.br/2019/02/meu-filho-nao-quer-dormir-no-quarto.html

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *