Blog :: Xalingo

Seu filho não quer dormir no quarto dele? Saiba o que fazer (parte 1)

Chega a hora de dormir e começa o problema: seu filho não quer dormir no quarto dele. Por mais que você tente explicar que o ideal é que ele durma na cama dele, não há convencimento. A criança quer ficar com você.

 

Antes de qualquer coisa, é necessário entendermos quais podem ser os motivos que levam a criança a não dormir no quarto dela. Vejam as possibilidades:

 

– A criança acostumou com o hábito de dormir no quarto dos pais e acha que isso faz parte do processo de sono;

– A criança sente falta dos pais, principalmente da mãe, por isso chora se fica sozinho em seu quarto;

– A criança desenvolveu medo de ficar em seu próprio quarto.

 

Num geral, bebês são acostumados a dormir no quarto de seus pais e acabam considerando que isso faz parte do processo de sono. Isso faz com que se recusem a dormir no berço ou em sua cama, ou então acordam na madrugada.

 

Existem também as fases que ocorrem por volta dos 8/9 meses de vida do bebê, em que há uma maior dificuldade de afastamento da mãe. Essa fase é conhecida como ansiedade de separação, quando o bebê se dá conta que é um ser independente da mãe – e que esta pode, portanto, se afastar.

 

Até lá dificilmente seu filho não quer dormir no quarto dele por sentir sua falta, ou porque tem medo. Mas a partir daí seu pequeno pode, de fato, ter receio do afastamento e chorar.

 

Crianças maiores, com mais de 3 anos, podem ter medo de ficar sozinhas. É quando começa a aparecer o medo do escuro, e de alguns monstros. Só mais para frente seu filho terá outros tipos de medo mais concretos.

 

Mas o que fazer sobre isso?

 

Depois que você identificou a causa do problema, é hora de partir para a ação. A seguir, alguns passos que ajudarão demais na resolução do problema (lembrando que algumas serão mais efetivas do que outras, dependendo da causa do problema).

 

Por exemplo, se o problema é a ansiedade de separação, ficar no quarto do seu filho até que ele adormeça é uma ação importante. Já se o que causou a dificuldade foi o hábito, você terá que ser firme ao não levar seu filho para sua cama, apesar das reclamações.

 

1) Seja consistente

Independente da causa, se você decidiu que é hora de seu filho deixar de dormir na sua cama (lembrando que isso é uma opção muito pessoal e que a cama compartilhada pode ser bem bacana para algumas famílias, pelo menos por um tempo), seja consistente. Não adianta insistir para que ele durma no quarto dele quatro dias seguidos, se no quinto e no sexto você permite que ele volte para a cama do casal. A partir do momento que ele perceber que você não voltará atrás, apesar dos resmungos, o processo ficará mais fácil.

 

2) Seja paciente

Quando você diz que seu filho não quer dormir no quarto dele e que deseja realizar uma mudança nesse hábito, toda a família será afetada. Seu bebê passará por uma fase de readaptação, que exigirá dele. Consequentemente, você também ouvirá mais choro e reclamações, e precisará ter bastante paciência para lidar com elas. Tenha em mente que a mudança não ocorre em poucos dias – às vezes é preciso mais de um mês para que a nova rotina seja consolidada.

 

3) Fique no quarto do seu filho até que ele durma

Muitas crianças precisam da segurança da presença dos pais para adormecer. Não há problema algum nisso. É muito natural. Certamente alguns, amigos dirão que deixam seus filhos acordados em seus quartos e fecham a porta, e que assim eles adormecem. Pode ser verdade, assim como também é certo que em muitas famílias isso não acontece. Assim, você pode ficar ao lado da cama do seu filho, ou sentada ali até que ele adormeça tranquilamente.

 

Continue nos acompanhando, pois na próxima postagem aqui no blog, vamos trazer mais algumas dicas para te ajudar nesta questão.

 

Gostou das dicas? Então comente abaixo!

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://www.mildicasdemae.com.br/2019/02/meu-filho-nao-quer-dormir-no-quarto.html

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *