Blog :: Xalingo

Estas atitudes não ajudam o seu filho a ter empatia (parte 2)

Algumas atitudes que tomamos e que parecem benéficas à criação de nossos filhos, nem sempre estão corretas. Confira!

 

1) Compartilhamento forçado

 

Assim como forçar crianças a pedir desculpa não é uma boa saída, o mesmo pode-se dizer para compartilhar. Também é outra maneira de impedir o desenvolvimento da empatia.

Quando as crianças compartilham, seja seus brinquedos ou lanches, elas enxergam que é uma boa ação e podem fazer pelo outro. Além disso, exibem maior felicidade do que quando forçadas a compartilhar. O que leva a se tornarem pessoas mais empáticas e gentis. Não é isso que queremos?

 

Por isso que, quando elas são forçadas a compartilhar, é comum que elas se sintam um pouco ressentidas ou não entendam o porquê do ato. O que fazer em vez disso: permitir que “compartilhar” aconteça naturalmente! Não há necessidade de elogiar sempre. Lembra da diferença de elogiar e encorajamento?

 

Se quiser comentar, pode dizer algo sobre o que vê: “Você deu a boneca a seu amigo. Ela parece feliz por estar brincando com ele”. Mais uma vez, voltando a atenção para como a outra pessoa está se sentindo. Uma outra opção é pedir que responda quando a outra criança quando terminar de brincar com alguma coisa, para que ela possa usá-la em seguida.

 

2) Comparação

 

A comparação pode ser prejudicial para adultos e crianças. E, infelizmente, muitas vezes pais e responsáveis pode fazer, mesmo sem querer, comparações entre seus filhos e outras crianças.

 

“Mas o seu colega não age assim”, “Ela tirou notas melhores e teve a mesma aprendizagem” ou “Por que você não fez como ele?”.

 

Esses são alguns exemplos de situações que, às vezes na intenção de motivar, acaba-se comparando. O que leva ao questionamento da autoestima.

 

Em termos de desenvolvimento de empatia, quando colocamos crianças em comparação, elas entendem que há uma opção melhor do que a outra. O que fazer em vez disso? Não compare crianças ou incentive-as a competir. Em vez disso, aproveite as atividades em que todos trabalham juntos para enaltecer o melhor de cada um.

 

Mostre que, quando um colega não é muito bom em matemática, por exemplo, seu filho pode ajudá-lo. Assim como outros podem auxiliá-lo com coisas que ele tem dificuldade.

 

3) Ignorar sentimentos

 

Para entender os sentimentos de outra pessoa, precisamos primeiro entender a nossa. Por isso, os pais devem fazer o mesmo. Interpretem as emoções dos seus filhos e conectem-se para que, juntos, possam desenvolver uma forma saudável de lidar com eles.

 

Se os pais descartarem os sentimentos de uma criança, é difícil para eles aprender como regulá-los ou até mesmo estar ciente de exatamente o que estão sentindo.

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://blog.estantemagica.com.br/atitudes-que-atrapalham-empatia-criancas/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *