Blog :: Xalingo

O papai deve participar, não só “ajudar”

 

“Não posso reclamar, meu marido/namorado/o pai dele me ajuda…”

 

Quem nunca ouviu essa frase antes, não é mesmo? Mas se analisarmos, está errado esse pensamento. A participação direta do pai no desenvolvimento de uma criança influência muito positivamente como ela será quando crescer.

 

Muitas pessoas cresceram em uma realidade em que o pai é quem trabalhava e trazia sustento para a casa enquanto a mãe cuidava dos filhos e da casa. Mas essa visão de mundo tem mudado com os tempos pois, em alguns relacionamentos esses papéis se invertem. Levantando assim, um debate sobre a função dos pais, juntos, na educação e criação dos pequenos.

 

Sabemos que o instinto materno as vezes impede, num primeiro momento, deixar que outra pessoa interfira na proteção dos filhos, mas é preciso abrir espaço para essa criação conjunta. No futuro o casal vai perceber a diferença que essa ação trará para os pequenos.

 

Sem contar que a vivência mais direta com o pai, pode trazer uma percepção de mundo que ajuda no desenvolvimento cognitivo de avaliar e solucionar determinados tipos de problemas. Mas isso não quer dizer que as mães não consigam passar isso para seus filhos e sim que o trabalho não deve ser só da mãe.

 

O que você acha disso? Deixe a sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *