Blog :: Xalingo

Educação financeira deve ser pauta desde cedo

 

Todos conhecemos aquelas pessoas que não sabem fazer um “pé de meia” e vivem sem dinheiro ou com muitas dívidas, não é mesmo? Trabalhar a educação financeira desde cedo ajuda a acostumar os pequenos a lidar com o dinheiro e assim, evitar que no futuro passem algum trabalho por não ter esse conhecimento. Separamos algumas dicas que auxiliam a introduzir o assunto para os pequenos.

 

Estipule um valor de mesada

A mesada é a forma mais clássica de inserir os pequenos na educação financeira. Com ela eles aprendem a economizar e planejar uma compra, por exemplo.

 

Fazer uma lista de gastos

Uma planilha de gastos ajuda no nosso dia a dia para controlar os gastos, não é mesmo? Para as crianças controlarem o que fazer com a mesada, por exemplo, pode ser muito útil para o futuro financeiro delas.

 

Incentive Objetivos

Quando queremos comprar um celular novo, por exemplo, juntamos dinheiro para compra-lo. Incentive esse pensamento nos pequenos quando quiserem comprar um brinquedo novo.

 

Taferas diárias com dinheiro

O simples ato de ir à padaria comprar pão e trazer o troco, estimula a atenção que devemos ter com o dinheiro. Delegue pequenas tarefas diárias para os pequenos se acostumarem a lidar diariamente com dinheiro.

 

Aprendendo com os erros

Se mesmo você ensinando como se deve cuidar do dinheiro a criança quiser gastar a sua mesada com algo que você não concorda, deixe-a comprar e perceber que algumas escolhas não tem volta. Quando ela quiser comprar outra coisa, lembre-a que ela gastou o seu dinheiro com o que não devia. Isso vai ensinar a não comprar apenas pelo impulso.

 

 

Fonte: Mobills 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *