Lidar com plantas é uma atividade relaxante e terapêutica para adultos e crianças. Que tal criar uma mini horta com seu pequeno e aproveitar a oportunidade para ensinar a ele sobre a origem das plantas?
Ao plantar um jardim ou horta com seu filho, você também promove o relacionamento, a comunicação e reforça o elo entre vocês. Pode ser num cantinho do quintal ou numa floreira, se morarem em apartamento, não é preciso um grande espaço para começarem a atividade.
Para o aprendizado ser ainda maior, ao invés de flores e plantas, que tal escolher algumas variedades de vegetais que poderão ser consumidos depois? Assim as crianças vão aprender sobre a origem dos alimentos, entender o processo e o tempo de cada um e ainda saborear algo que elas mesmas plantaram.
Existem alguns vegetais que crescem rapidamente, como rabanetes, vagem e alface. Assim, seu filho conseguirá ver os frutos de plantio e dos cuidados em um tempo curto. Façam juntos o plantio de sementes ou mudas e organizem uma rotina para regar, até poderem colher suas plantinhas. Quando tiver oportunidade, leve seu filho para conhecer uma fazenda de verdade e conhecer o plantio ou a colheita em maior escala.
Tudo isso ajuda as crianças a aprender sobre cuidados consistentes e lhes dá senso de responsabilidade. Conhecendo a origem dos alimentos e entendendo seu processo, eles aprendem a respeitar mais a natureza e o que ela oferece, além de desenvolver uma base consistente para fazer melhores escolhas no futuro.
Fonte: Pampers