Blog :: Xalingo

Protegendo as crianças dos insetos no verão

post1

O verão se aproxima e com ele, vêm também os mosquitos, pernilongos e muitos outros insetos. Pensando nisso, selecionamos estas dicas para ajudar você a proteger seus pequenos daquele incômodo coça-coça das picadas.

 

Tipos de picadas mais comuns

Com a chegada do calor, diversos insetos costumam agir mais e é preciso tomar cuidado especialmente no caso de bebês, que possuem a pele mais sensível e propensa a alergias às picadas de pernilongos e borrachudos, os maiores ‘vilões’ da temporada.

 

Como prevenir

Para evitar que os insetos ataquem as crianças, procure colocar neles roupas que cubram a maior parte do corpo. Utilizar telas e mosquiteiros no berço também ajuda. A aplicação de repelentes na pele deve ser feita com produtos adequados à idade e fazendo teste de alergia previamente. Atenção também para não aplicar em áreas que a criança possa levar à boca, como as mãozinhas, por exemplo.

 

Combatendo a coceira

Mesmo prevenindo, algumas picadas sempre podem ocorrer. Nestes casos, para aliviar a coceira, você pode recorrer a compressas frias ou procurar o pediatra para recomendar medicações de uso oral com efeito anti-histamínico ou corticosteroides tópicos.

 

Quando as picadas viram feridas

O coça-coça das picadas pode levar à formação de feridas na pele. Porém, algumas vezes, o próprio veneno do inseto pode causar uma reação inflamatória intensa na pele, que leva à formação de pequenas vesículas que posteriormente se rompem, dando lugar a uma ferida.

 

Sinais de alergia

Caso seu filho apresente mal-estar ou falta de ar, com urticária generalizada, inchaço das pálpebras ou lábios pode ser uma alergia grave à picada de inseto. Nestes casos, procure imediatamente atendimento médico.

 

 

 

 

Fonte: Pais & Filhos

            

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *