Blog :: Xalingo

Dando adeus à chupeta

post2

A chupeta é um acessório que ajuda a acalmar os bebês em momentos de sono ou cólicas, tendo um efeito tranquilizador para eles. Porém, com o crescimento, vai chegar o momento de abandonar a chupeta.

 

Segundo especialistas, o ideal é que a criança deixe de usar a chupeta até os 2 anos de idade. Assim, seu uso não chega a afetar a formação da arcada mandibular, nem o desenvolvimento da linguagem. Por outro lado, se seu filho frequenta creche ou jardim de infância, manter a chupeta não é recomendável pois ela expõe o pequeno a risco de contágio de várias doenças.

 

Antes de iniciar o processo de retirada da chupeta, é importante avaliar alguns fatores, como, por exemplo, não coincidir com algum acontecimento importante da vida da criança – mudança de casa, início da escolinha, deixar as fraldas, nascimento de um irmãozinho, etc.

 

Para começar e auxiliar a criança a abandonar a chupeta, os pais devem conversar com ela a respeito e, gradualmente, reduzir seu uso – somente a momentos específico e por tempo limitado. Importante também não retroceder, uma vez que esta decisão estiver tomada. É preciso ter firmeza e compreensão, além de buscar outros meios de acalmar e entreter a criança.

 

Além, é claro, de guardar todas as chupetas da casa para que não fiquem à vista e, suavemente retirar a chupeta da criança enquanto ela dorme, os pais também podem recorrer a histórias temáticas, nas quais elas possam se identificar com o protagonista que passe por situações similares. Vale também reforçar o crescimento e desenvolvimento da criança, elogiando seu progresso, e mostrando a ela que, com isso, não necessita mais da chupeta.

 

 

Fonte: Huggies

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *