Blog :: Xalingo

Incentivando a leitura

leitura

 

Mesmo na era da informática, em que é possível ter todas as informações em um único click, o livro continua sendo o principal instrumento para formação das crianças. Por isso, os pais devem incentivar a leitura desde cedo aos pequenos.

 

Ter contato e manusear os livros é importante para que a criança desenvolva o gosto pela leitura. Mesmo que ela ainda não saiba ler, já pode se encantar com o objeto, passando as páginas e vendo as ilustrações.

 

Para crianças que ainda não sabem ler, os livros infantis com desenhos proporcionam uma leitura de imagem, estimulando a imaginação e fazendo com que a criança possa criar uma história com base nas figuras que está observando. Este processo também faz com que a criança aprenda a organizar seu raciocínio e criar sua linguagem.

 

Atividades lúdicas, como a contação de histórias e rodas de leitura, utilizando recursos variados, fazem com que a criança veja na leitura um momento divertido e prazeroso. Isto estimula o hábito de leitura e também o desenvolvimento da escrita.

 

A participação dos pais nesse processo de leitura é muito importante. Não adianta apenas oferecer o livro, se a criança não se identifica com este hábito e se os próprios pais não o desenvolvem também. Se a criança vê os pais lendo, ela seguirá o exemplo.

 

Muitos pais alegam que não têm tempo, mas isso não é desculpa para não introduzir os filhos no mundo literário. Além de tentar criar um momento de leitura para a família – seja em conjunto ou cada um com seu livro, outra boa alternativa é complementar os presentes tradicionais (brinquedos, roupas, etc.) com um livro. E, claro, posteriormente conversar sobre a leitura, perguntar o que a criança achou, qual personagem mais gostou, sempre de forma agradável, envolvendo a criança no mundo encantado dos livros.

 

 

 

Fonte: Portal O Dia

         

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *