Blog :: Xalingo

O papel do homem no pós-parto

pai

 

Assim que nasce com o bebê, a relação do casal muda, claro. Por isso, paciência e compreensão de ambos os lados são fundamentais para que a adaptação aos cuidados do filho que acabou de chegar seja tranquila.

 

Porém, com toda a carga emocional do momento, nem sempre os homens sabem ao certo o que fazer, como podem ajudar. Por isso, trouxemos estas dicas.

 

Qual o papel do pai no período de pós-parto?

Muitas vezes os homens estão despreparados para cuidar de um bebê e se sentem incapazes. Mas aprender a cuidar do umbigo, trocar fraldas e dar banho favorece a formação de vínculos entre pai e filho. Além de dividir os cuidados com o bebê, eles também devem ajudar suas parceiras. Às vezes, simplesmente oferecer água para a mãe que está amamentando ou facilitar para que ela possa tomar banho e descansar um pouco, podem ser de grande ajuda.

 

Como o pai pode ajudar na amamentação e em toda a pressão que a mulher sofre nesse sentido?

Muitas vezes, a amamentação pode ser difícil no início e a orientação de dar outro leite, sugerindo que a mulher tem pouco leite ou leite fraco, é comum e fragiliza muito a mulher. Ajudar a mãe a acreditar na sua capacidade de amamentar é algo fundamental a fazer. Nesse contexto, é importante tentar ser menos prático e mais sensível a essas dificuldades.

 

Como o homem pode observar e ajudar no caso de depressão pós-parto?

Nem toda dificuldade no pós-parto caracteriza depressão. Mas quando o vínculo da mulher com seu bebê parece comprometido, levando-a a se afastar do seu filho, é hora de procurar um profissional para ajudá-los. Virar pai não é fácil e poder contribuir para a construção de harmonia familiar talvez seja o maior desafio.

 

 

 

 

Fonte: Crescer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *