Blog :: Xalingo

Mitos e verdades sobre a dor de garganta

garganta

 

A dor de garganta pode ser muito incômoda. E, pra complicar, há vários tipos, com causas diferentes. Ela pode ser, por exemplo, amidalite ou faringite, bacteriana ou viral. No caso das crianças, ela se torna ainda mais desconfortável, causando dores no corpo e até febre.

 

Para ajudar mamães e papais, trouxemos alguns mitos e verdades sobre a dor de garganta. Confira.

 

1. Mudanças bruscas de temperatura podem causar dor de garganta.

Mito. Na verdade, uma mudança brusca de temperatura pode agravar a sensação de dor ou desconforto na garganta, mas não é a causa do problema. O  ar seco também atua como agravante dos sintomas.

 

2. Gripe pode levar à dor de garganta.

Verdade. A dor de garganta pode ser um dos sintomas da gripe. Porém, assim como as amidalites e faringites, uma dor de garganta crônica pode estar relacionada a algum processo alérgico, ao esforço vocal, entre outras causas.

 

3. É possível prevenir a dor de garganta.

Verdade. Lavar as mãos com frequência, ter uma boa alimentação e beber água com frequência ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico e são hábitos que auxiliam na prevenção de várias doenças, principalmente as contagiosas.

 

4.O tratamento deve ser feito sempre com antibióticos.

Mito. O tratamento da dor de gargante depende da causa. Somente o médico poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor caminho. Dar medicamentos ao seu filho sem orientação médica pode ser perigoso à saúde dele.

 

 

 

 

Fonte: Pais & Filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *