A infância é o período da vida em que as crianças desenvolvem as suas conexões cerebrais, adquirem e aprimoram competências como a capacidade de lidar com sentimentos, com as diferenças e as diversas formas de se comunicar.
Pensando na importância desse desenvolvimento e do aprendizado da comunicação não-violenta, a ONG Inova Ai desenvolveu um projeto que visa melhorar a qualidade de vida de crianças de 7 a 11 anos das periferias de Recife, em Pernambuco.
Através de brincadeiras, vivências e leituras lúdicas, o projeto ensina técnicas de meditação, respiração e yoga, que ajudam as crianças a entender e administrar melhor seus sentimentos e emoções. Estas práticas também colaboram no aumento da autoestima, da capacidade de relaxar e de concentração, além de melhorar funções cognitivas como a memória.
O projeto surgiu em decorrência do um alto índice de violência nas periferias de Recife e é um excelente exemplo de reflexão e iniciativa inspiradora, voltada à Cultura da Paz, tão importante nos dias de hoje.
Fonte: Catraquinha