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Brincando e reconhecendo emoções

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Crianças pequenas geralmente são bastante transparentes em relação às suas emoções, demonstrando-as de forma espontânea. No entanto, à medida em que vão crescendo, suas emoções vão ficando mais complexas e nem sempre tão fáceis de serem demonstradas.

 

Alegria, esperança, frustração, medo, raiva, culpa, amor e mais tantos outros. Os novos sentimentos vão sendo experimentados, assim como as exigências sociais. E as crianças precisam aprender a lidar com essas emoções para conviver na família, na escola, com os amigos, e nem sempre isso é uma tarefa fácil.

 

As crianças que compreendem as próprias emoções se tornam mais compreensivas também com os outros.  Quanto mais cedo os pequenos aprendem a lidar com as emoções, mais autoconfiantes, abertos ao aprendizado e mais tolerantes à frustração vão ficando. Assim, eles tem mais facilidade para encontrar soluções para os problemas cotidianos.

 

E cabe aos pais ajudar nesse desenvolvimento emocional, escutando com atenção e paciência o que estão sentindo, dando valor aos sentimentos da criança, evitando simplesmente dizer ‘não é nada’ ou ‘vai passar’.

 

Dependendo da criança, uma abordagem objetiva, simplesmente perguntando o que estão sentido, pode não ser muito efetiva. Mas existem brincadeiras que facilitam, de forma lúdica, o reconhecimento e expressão das emoções. Confira duas boas opções:

 

1) Brincar de ‘Que expressão é essa?’

Na frente de um espeço, peça para a criança fazer as diferentes expressões: alegria, tristeza, raiva, timidez, calma. Depois de observar suas expressões, peça para ele desenhar a que mais gostou ou que achou mais difícil. As expressões escolhidas podem ser o ganchos que você precisa para iniciar uma conversa sobre como a criança está se sentindo.

 

2) Pintar os sentimentos

Outra atividade bem divertida, que também traz à tona as emoções, é trabalhar com cores e música. Você pode colocar uma música (triste, alegre, calma, etc.) e pedir para a criança relacionar com algum sentimento. Depois, convide ela para escolher uma cor para expressar esse sentimento, fazendo desenhos ou pinturas com tinta, canetinha, lápis ou giz. Observe a escolha de cores e a intensidade com que a criança realiza suas pinturas. Podem ser bons indicativos dos seus sentimentos – ou pelo menos os estimulados pelas músicas, rendendo um bom início de conversa sobre o que a criança está sentindo.

 

 

Fonte: Follow the Colours

 

 

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