Ficar olhando para o celular em frente a seus filhos pode ser pior que você imagina. Segundo um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Indiana, nos EUA, esse vício da atualidade pode resultar em crianças com déficit de atenção.
Estamos tão acostumados a verificar e-mails e redes sociais o tempo todo, que acabamos fazendo isso na frente de nossos filhos, não dando a eles a devida atenção. E, como as crianças aprendem a partir da observação do comportamento dos adultos – como ter uma conversa, interagir, ler expressões faciais – esse hábito dos pais afeta o desenvolvimento deles. E estas crianças cujos pais não fixam atenção nelas, também não aprendem a fixar a sua atenção, nem a estabelecer contato visual, tendo assim mais chances de desenvolver déficit de atenção.
Além deste problema, existem pelo menos outras 4 razões importantes para deixar o telefone de lado – bem longe, de preferência – e dedicar um tempo só para os seus filhos:
1- Desenvolvimento da autoestima
Dando atenção quando as crianças estão fazendo coisas positivas, estamos ajudando a construir a autoconfiança delas. Elas precisam de nosso “olho no olho”, nossa aprovação e encorajamento.
2- Segurança emocional
Quando as crianças sabem que seus pais estão prestando atenção no que estão fazendo, elas desenvolvem confiança.
3- Desenvolvimento das crianças
O desenvolvimento de bebês e crianças acontece a partir do contato visual e conversa das pessoas com eles. Com isso, eles aprendem palavras e comportamentos, a partir do exemplo.
4- Prioridade
Para a criança crescer, ela precisa de nós. E, por isso, nossos filhos devem ser nossa prioridade e não nossos telefones.
Fonte: Just Real Moms
Imagem: Pinterest