Blog :: Xalingo

Levando as crianças para a cozinha

 

Pilotar as panelas e misturar ingredientes ensina muito mais do que criar algo saboroso. Saber cozinhar eleva a qualidade da alimentação, além de ser uma habilidade básica da vida, como andar de bicicleta.

 

O ato de cozinhar ajuda a desenvolver várias habilidades nas crianças, como criatividade e mais concentração. Além disso, dá oportunidade para que você tenha experiências legais com seu filho na cozinha. Envolvê-lo em todo o processo é um ótimo estímulo: leve seu filho ao supermercado para que ele possa acompanhar e ajudar a escolher os alimentos. Durante o preparo, designe tarefas a ele (ficar apenas assistindo não tem graça) e deixe ele ver todas as transformações no estado dos alimentos. Quem não se encanta, por exemplo, ao ver uma massa semi-líquida crescendo até virar um bolo? Aproveite para a “magia da culinária” para encantá-lo com histórias sobre os alimentos, o surgimentos das receitas ou ainda os pratos favoritos dos integrantes da família.

 

Uma criança que tem acesso aos alimentos, fogão e eletrodomésticos desde pequena, quando chega na adolescência, sabe se virar melhor quando precisa ficar sozinha em casa. Se tudo o que um adolescente souber fazer for abrir pacotes de biscoitos para matar a fome, é somente isto que ele vai fazer. Por isso, investir na relação saudável das crianças com a comida, por meio da alimentação – preferencialmente saudável – e do acesso às panelas e ingredientes desde a infância é muito benéfico para o desenvolvimento delas.

 

Confira mais 5 razões para que as crianças aprendam a cozinhar desde cedo.

 

1. Criança que cozinha, experimenta. E, às vezes, come

Envolver as crianças no processo de cozimento aumenta a chance de elas experimentarem o prato depois de pronto. Isto ajuda a cultivar uma mente aberta para alimentos, para que elas cresçam como adultos mais abertos a novos gostos, culturas e mentalidades.

 

2. Criança que cozinha não diz “eu não consigo!”

Crianças acostumadas com o ambiente de cozinha não se assustam diante de tarefas como manusear carne crua, fritar algo em óleo quente ou cozinhar para um número maior de pessoas. A autoconfiança aprendia ali se extende para muito além da cozinha.

 

3. Cozinhar é falar sobre boa saúde

Especialistas dizem que a coisa mais importante que você pode fazer para sua saúde é preparar a comida em casa. Convidando as crianças para a cozinha, os envolvendo desde pequenos no preparo da própria comida, você cultiva um hábito que irá trazer inúmeros benefícios ao longo da vida.

 

4. Cozinhar é falar sobre alimentos saudáveis sem ser chato

Aprendendo a preparar alimentos de forma mais saudável em casa, as crianças também aprendem a diferenciar dos produtos industrializados, carregados de conservantes, corantes e aditivos químicos.

 

5. Cozinhar revela quem somos

Ao cozinhar com seus filhos você tem a oportunidade de conhecê-los melhor, e eles, a você. Não existe cozinha sem conversa, sem troca. E esse pode ser o momento/espaço de vocês para se aproximarem, compartilhar histórias, receitas, se divertir com o lambuzo e com os preparos que não derem muito certo.

 

 

Fonte: Disney Babble

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *