Blog :: Xalingo

Como lidar com birras

Para lidar com as birras infantis, uma psicoterapeuta francesa sugere que os pais observem o mundo pela ótica das crianças. Em seu livro, “Já tentei de tudo”, Isabelle Filliozat propõe formas alternativas de encarar e tentar solucionar essas situações.

 

birra

 

Um dos exemplos trazidos por Isabelle é o seguinte: imagine que uma criança de um ano está perto de um armário cheio de copos ou outras peças de vidro. A mãe diz “NÃO” e o filho continua tentando abrir a porta do móvel. No pensamento dos adultos, o pequeno é teimoso, ou está fazendo birra ou ainda querendo desafiar os pais. Quando nos colocamos no lugar da criança, fica mais fácil entender porque o “não” não funciona nessas situações. Quando nos dizem para não pensar em uma determinada coisa, esta coisa é justamente a primeira imagem que nos vem à mente, certo?

 

Quando nos colocamos no lugar da criança, fica mais fácil entender porque

o “não” não funciona nessas situações.

 

É algo similar ao que acontece quando simplesmente dizemos “não” para a criança numa situação assim, ele não funciona. Nestes casos, o melhor é dizer “pare”. Segundo a autora, palavra “pare” é bem mais eficaz e menos ambígua. Ao dizer ‘pare’ você interrompe o movimento com um tom imperativo, mas sem ser crítico. Mas não basta só isso. Depois que a criança parar de fazer o que você não queria que ela fizesse, é preciso mostrar a ela outra atividade, que a entretenha e satisfaça sua curiosidade de maneira segura. Que tal oferecer à criança um outro armário com brinquedos ou com objetos que não quebram, como potes de plástico?

 

Ao dizer ‘pare’ você interrompe o movimento com um tom imperativo, mas sem ser crítico.

 

Abordando situações cotidianas e sugerindo soluções que evitam a violência e usam a empatia, ou seja, um esforço para compreender o que está por trás das atitudes das crianças, a psicoterapeuta tenta ajudar os pais a lidar com as birras e outros comportamentos difíceis dos pequenos.  O livro tem textos simples, de leitura fácil e ilustrações divertidas, focando em atitudes de crianças de 1 a 5 anos. É claro que não tem resposta para todos os problemas, uma vez que cada criança e cada família são únicas, mas as palavras podem ser inspiradoras e ajudar os pais a encontrarem sua própria maneira de solucionar suas questões.

livro-ja-tentei-de-tudo

 

 

Fonte: Revista Crescer 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *