Blog :: Xalingo

Brincar é coisa séria

Você leu certo! Brincar é tão sério, que especialistas em psicologia educacional e desenvolvimento humano têm comparado a importância da brincadeira com a da alimentação e da higiene nos bebês. E é responsabilidade dos pais permitir que as crianças brinquem.

Seja com os pais, sozinhas ou com outras crianças, é fundamental que as crianças brinquem desde o início da vida e continuem brincando aos 7, 10 ou 15 anos. Os brinquedos também devem ser os mais diversos: caixas de papelão, brinquedos caseiros ou comprados, árvores, computadores… É importante que brinquem com um pouco de tudo, sem exagero de nada e no tempo delas, sem precisar mostrar o resultado da brincadeira.

Por meio das brincadeiras é possível acompanhar o desenvolvimento da criança, saber quais são seus questionamentos, seu comportamento e as soluções que ela encontra para os acontecimentos do dia a dia. Nesse contexto, é importante perceber os tipos de brincadeiras e o que eles podem representar em relação aos sentimentos da criança como, por exemplo, agressividade e ansiedade.

Outro fator decisivo nas brincadeiras dos pequenos é a atitude dos adultos em relação a elas. Muitos pais ainda pensam que brincar com os filhos pode diminuir sua autoridade nos momentos de seriedade e educação. Para o desenvolvimento da criança, no entanto, é muito importante que os pais tenham uma atitude lúdica, que saibam brincar junto com os filhos.

Estas afirmações sobre a importância de brincar fazem parte de um material coletado pelo site Tempo junto, que realizou uma série de entrevistas com especialistas de várias áreas sobre este tema. O resultado é um material riquíssimo, que inclui diversos vídeos e relatos. Aqui, selecionamos apenas alguns pontos de destaque. Confira no link a matéria completa.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *