Blog :: Xalingo

Logo mais a criançada volta às aulas. Como se preparar?

2016 começou e logo mais a criançada estará de volta às aulas. E por isso é preciso se ajustar a nova rotina dos pequenos, afinal, a escola é o principal compromisso deles ao longo do ano e é preciso começar com o pé direito.

Só que não é nada fácil sair da temporada de férias na praia, em casa ou na casa da avó para voltar à rotina de estudos. Mas como fazer com que essa transição entre o lazer e a obrigação seja feita sem problemas?

volta_as_aulas

Na Educação Infantil:
Se você não abandonar a disciplina nas férias vai ficar mais fácil o retorno às aulas. Lembre-se que a disciplina e a rotina de estudos deve começar já na Educação Infantil. Assim fica ainda mais fácil fazer com que a criança fique mais habituada para todas as voltas às aulas que ela terá ao longo da vida. Uma dica para facilitar a readaptação é, cerca de cinco dias antes de retomar as aulas, começar a organizar o material escolar, falar sobre o assunto com a criança, regrar o tempo de brincadeiras e o sono. Faça com que a criança se envolva com esses preparativos, tornando a volta à aulas ainda mais interessante para ela.
No Ensino Fundamental
Quando a criança está no Ensino Fundamental ela pode apresentar uma resistência maior para voltar aos estudos. Como eles já são mais ligados à Internet e também atividades ao ar livre a sala de aula se torna uma espécie de barreira para esse divertimento que vai acabar mais limitado. Uma dica para os pais é, alguns dias antes da volta às aulas, começar a controlar o acesso à internet e aos jogos eletrônicos, fazendo com que ele lembre que logo terá que reservar um tempo para os estudos novamente.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *