Blog :: Xalingo

Talvez você esteja usando medicamentos demais para controlar a febre do seu filho

Os pais hoje em dia se assustam demais com a febre dos bebés e crianças. Esse é um alerta da American Academy of Pediatrics. O que vem acontecendo nos dias de hoje é que os pais acabam abusando dos medicamentos para controlar a febre (paracetamol) e também dos anti-inflamatórios (ibuprofeno). As consquências de administrar estas medicações em situações em que não é estritamente necessário pode resultar num prolongamento da doença ou em risco para a saúde.

Fala-se hoje em uma “fobia da febre” na nossa sociedade. Há pais que administram paracetamol apenas por sentirem a criança ‘quente’ ou com temperaturas abaixo dos 38. A verdade é que a febre é uma defesa do organismo que surge para combater infecções e a não ser que seja elevada não deve ser contrariada por medicação.

O estudo alerta mesmo os médicos de família para deixarem de aconselhar o uso de medicamentos ao mínimo sinal de febre, sendo que em muitos casos o intercalam ainda com ibuprofeno, pensando que os efeitos secundários são mínimos. A administração do paracetamol só deve ser feita se a febre estiver a provocar evidente mal-estar à criança.

Nas novas indicações da American Academy of Pediatrics, são relatados efeitos secundários principalmente quando são administrados o paracetamol e o ibuprofeno juntamente. Diz o comunicado que os “médicos devem ajudar os pais a perceberem que a febre, por si só, não coloca em causa o estado de saúde da criança. Deve sublinhar-se que a febre não é doença, é antes um mecanismo fisiológico com efeitos benéficos no combate da infecção”.

Mother taking temperature of daughter

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *