Blog :: Xalingo

A importância da amizade na vida do seu filho

Existe um ditado que diz: os amigos são a família que a gente escolhe. É mais ou menos assim, não é mesmo? Dia 20 de julho comemoramos o Dia do Amigo é uma ótima oportunidade de dizer o quanto eles são importantes e fundamentais na nossa vida.

Muitas relações de amizade são criadas ainda na infância. Você mesmo, deve ter um amigo daquela época que ainda hoje você tem contato. Por isso, a importância de você incentivar as amizades do seu filho. Elas o ajudarão a construir o seu caráter, estarão ao lado dele nos momentos mais difícieis, serão o apoio em vários momentos.

Quando ingressa na escola é que a criança inicia realmente os seus laços de amizade. Incentive essa relação, pergunte sobre o amigo em casa, o convide para uma tarde de brincadeiras, ou seja, faça com que o seu filho se sinta seguro em dividir com a família as suas relações de amizade. Isso será fundamental quando ele estiver na adolescência, afinal, nessa época alguns amigos podem não ser boas companhias. É sempre bom saber quem está ao lado do seu filho.

O melhor amigo é o “irmão escolhido”. Com a vantagem de não se compartilhar os mesmos pais, pois, com os irmãos reais se compartilha os pais e se tem ciúmes. Acompanhada pelo melhor amigo, a criança se sente segura para se propor a novas experiências. Esse amigo é o companheiro de aventura, que dá força e segurança para ousar, testar novos limites, mas com quem também pode se dividir culpas.

O melhor amigo é uma conquista absolutamente individual da criança. Pais não devem se tornar muito amigos dos pais do melhor amigo do filho, o que com frequência, infelizmente, tende a acontecer. Isso, quando ocorre, traz a perda da relação exogâmica, isto é a relação com alguém de fora, alguém independente de outros relacionamentos da família, tão fundamental para o desenvolvimento da capacidade de autonomia da criança.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/melhor_amigo.htm

Group of confident kids huddling

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *