Blog :: Xalingo

Sapinho: entenda a causa desse problema que pode surgir no seu bebê

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre “sapinho”, mas poucas sabem, de fato, o que esse nome representa. Esta é a denominação popular da monilíase (ou ainda, candidíase oral), uma infecção fúngica bucal.

Ele é causada por um fungo semelhante a uma levedura, o Candida albicans, que também pode provocar assadura e vaginite. Vale destacar que o Candida está presente no sistema digestivo de todo mundo e não causa doenças em um indivíduo sadio, mas, quando há um desequilíbrio, essa presença se transforma em infecção.

O sapinho é geralmente visto em crianças com menos de seis meses devido a imunidade ainda em formação. O sapinho não se restringe às crianças, pode ainda acometer adultos com doenças crônicas ou imunudeprimidos.

No caso dos bebês, é muito comum, por exemplo, que eles contraiam sapinho como resultado de sugar chupetas ou bicos de mamadeira inadequadamente limpos. Por isso, pode-se dizer, de forma geral, que a maneira mais simples e prática de se prevenir o aparecimento do sapinho é prezar pela higiene.

O principal sintoma do sapinho é o surgimento de pontinhos brancos na região oral, como língua, parte interna das bochechas, céu da boca, canto dos lábios e até mesmo nos lábios. A criança pode perder o apetite devido ao problema.

No caso dos bebês especificamente, pode ocorrer de ele chorar quando mama ou quando chupa a chupeta. Outras vezes, porém, o pequeno pode não dar grandes indicações de dor ou irritabilidade.

Observe se a criança apresenta pontinhos brancos (características do problema) na boca e desconfie que ele esteja com sapinho, não hesite em procurar o pediatra, que diagnosticará o problema e passará todas as informações necessárias para tratar a infecção.

Caso o problema não seja tratado, podem ocorrer complicações? Esta é uma dúvida comum, especialmente entre as mães que têm filhos pequenos (bebês). A infecção pode se disseminar para toda a mucosa oral e orofaringe e a criança passará a ter dificuldade para se alimentar, resultando na perda de peso.

Baby sitting on lap grabbing mom's hand

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *