Blog :: Xalingo

Saiba como se prevenir de acidentes domésticos, uma dos maiores causas de morte entre as crianças

Na época de férias escolares o cuidado precisa ser redobrado em casa. As crianças ficam com mais tempo livre e isso pode ocasionar problemas como acidentes domésticos.

Com criança não pode se descuidar, afinal, qualquer vacilo pode colocar em risco a vida delas. Uma pequena distração, comum devido aos inúmeros afazeres, pode ser fatal. Segundo dados do Ministério da Saúde, a principal causa de morte entre crianças é o acidente doméstico. A maioria dos casos registrados envolvem criança com até nove anos.

Nessa faixa etária, segundo estudo, os maiores riscos à vida são afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações. Deixar a piscina coberta ou cercar o espaço, tirar produtos ou objetos que ofereçam riscos podem ajudar nessa tarefa árdua. Confira outras dicas para manter a casa sempre segura de contratempos:

Afogamento
O que fazer: Se a criança estiver respirando, leve-a a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima. Caso exista a possibilidade, peça ajuda de um socorrista capacitado a realizar os primeiros socorros.
O que não fazer: Não provoque vômito ou tente tirar água do pulmão da criança. Manobras de ressuscitação desempenhadas inadequadamente podem agravar o quadro.

Trauma de cabeça
O que fazer: Se a criança ficar desacordada, ligue imediatamente para um serviço móvel de urgência. Se não houver perda da consciência, verifique se vai vomitar mais de uma vez, se uma pupila está mais dilatada do que a outra, se está com dor de cabeça aguda, se começa a agir de maneira diferente, se está confusa ou se não está enxergando bem. Caso algum desses sintomas esteja presente, leve-a ao pronto socorro para realização de exames.
O que não fazer: Se houver afundamento do crânio ou suspeita de trauma no pescoço, não mexa na criança, aguarde a chegada da ambulância. A manipulação da vítima por pessoas despreparadas pode agravar o caso.

Queimadura
O que fazer: Lave a área afetada com água fria. Verifique o local, o grau da queimadura e a extensão. Mesmo que a queimadura seja de primeiro grau, a criança deve ser encaminhada ao hospital.
O que não fazer: Nunca coloque gelo na queimadura ou estoure a bolha. O gelo pode agravar a lesão e, ao estourar a bolha, corre-se o risco de infecção.

Intoxicação
O que fazer: Procure socorro médico imediatamente, junto com informações sobre o produto ingerido (rótulo, bula).
O que não fazer: Não provoque o vômito. Em alguns casos, o vômito pode ser prejudicial. Apenas um médico poderá avaliar a melhor conduta para desintoxicação.

Fratura e torção
O que fazer: Os pais podem dar um analgésico para a criança e imobilizar o membro na posição mais confortável para ela, antes de levá-la ao médico.
O que não fazer: Não faça testes com o membro acidentado para saber se dói mais ou menos em determinada posição. A movimentação pode agravar a lesão.

Choque elétrico
O que fazer: Desligue a chave de força e desconecte a criança da fonte de energia com material isolante, como um cabo de madeira. Se estiver respirando, leve-a imediatamente ao Posto de Socorro. Caso contrário, acione um serviço móvel de urgência. Uma descarga elétrica pode desencadear arritmia cardíaca e danos nos rins.
O que não fazer: Nunca tente salvar a criança sem os devidos cuidados. Ao tocar uma pessoa que está sofrendo uma descarga elétrica, a energia pode ser transmitida e fazer com que o socorrista também seja eletrocutado.

Boy pouring methylated spirit on barbecue fire

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *