Blog :: Xalingo

Como preparar seu pet para a chegada do bebê

Você descobriu que está grávida e agora precisa preparar o seu bichinho de estimação para a chegada desse novo membro da família. A pergunta que mais se escuta é: como fazer com que o animal e o bebê convivam harmoniosamente? Esta tarefa nem sempre é fácil, já que, muitas vezes, o pet vive como o rei, ou a rainha, do lar, até que chega um novo membro na família. Muitos pais ficam com medo de que o animal reaja de maneira negativa e optam por doar o animal. Mas, não é preciso chegar a este ponto, basta preparar o seu pet para tal situação.

Algumas dicas podem ajudar aqueles que passam por este processo em casa. Além disso, existem profissionais especializados em adestramento de animais, que contribuirá significantemente na hora de adaptar seu pet à chegada do bebê. Primeiramente, vale lembrar que não se deve mudar a rotina do animal devido à criança; caso isso seja necessário, busque fazer esta alteração antes do nascimento do bebê, e de maneira gradativa, para que o cão se adapte a nova realidade.

Acostume o animal à existência de um novo membro. Utilize bonecas ou ursos de pelúcia para simular o bebê e faça com o cão participe das atividades deste novo membro. Busque sempre agradá-lo quando ele reage naturalmente à presença deste “membro” e nunca brigue ou repreenda o pet na presença deste bebê, especialmente do bebê de verdade. Assim, o cachorro não associará a criança a algo negativo.

Quando o bebê chegar de fato à residência, deixe que o cão sinta o “cheirinho da criança” oferecendo o cobertorzinho ou uma roupinha da criança ao animal. Deste modo, ele começará a se adaptar a esta nova pessoa.

Baby girl face to face with pet dog

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *