Blog :: Xalingo

Como o futebol pode ajudar no desenvolvimento do seu filho

É ano de Copa do Mundo no Brasil. O futebol, que já era uma paixão nacional, vai ficar ainda mais em evidência no país que sediará o Mundial e também o maior vencedor na história do torneio (o Brasil busca a sua sexta vitória).

Mas como o futebol pode ajudar no desenvolvimento do seu filho? O esporte mais popular do Brasil pode ajudar o seu filhote a ser uma pessoa melhor, ensinando liderança e espírito de equipe!

Prepare a bola, a torcida, as chuteiras e coloque seu filho pra jogar.

– Ter espírito de equipe: Durante a partida a criança aprende que precisa dos companheiros para ganhar. A harmonia do grupo é essencial para a vitória. Os melhores jogadores podem até salvar a partida, mas sozinhos não fariam jogo.

– Respeitar os demais: Essencial em um jogo de futebol, afinal o futebol é um esporte coletivo e não individual. Quando a criança aprende o peso de suas ações durante uma partida e a respeitar o adversário, incorpora este aprendizado ao conjunto de valores que orientam suas ações no dia a dia.

– Aceitar as regras do jogo: Assim como a vida é cheia de regras, o futebol também. Em vários momentos, essas regras são impostas por uma decisão do árbitro. Se para um adulto é difícil aceitar as decisões da arbitragem, imagine então para uma criança. Aceitar regras, respeitar hierarquias e funções, saber jogar limpo: isso tudo se aprende em campo também e tem um valor inestimável para a formação do caráter.

– Desenvolver sua resistência: O jogo de futebol é uma boa oportunidade de desenvolver a resistência do corpo e da mente. Afinal, a partida dura 90 minutos. Durante esse tempo, os jogadores têm de aprender a superar o cansaço e dar o melhor de si.

– Admitir o fracasso: Não é fácil perder, não é fácil reconhecer que o outro é melhor, principalmente na sociedade em que vivemos hoje, onde existe cobrança em ser o melhor e a competição é estimulada desde cedo. Mas lidar com as frustrações que surgem ao perder uma partida, por exemplo, ensina a criança a ser humilde, além de ser um estímulo positivo para que ela queira melhorar.

483611989

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *