Blog :: Xalingo

As meninas são realmente mais apegadas aos pais?

Mães de menina, algumas vezes, acabam com um pouco de ciúme com a cumplicidade que pode existir entre pai e filha.

Mas o que estaria por trás dessa relação? Estudiosos acreditam que à medida que a criança cresce ela começa a ter outras relações, além da materna, e o pai é uma figura importante neste momento.

Enquanto o menino se identifica com o pai, a menina se espelha na mãe – o que faz parte da construção da identidade masculina e feminina, respectivamente. Entre o terceiro e o quinto ano de vida, no entanto, com o desenvolvimento da sexualidade, surgiria também uma atração pelo genitor do sexo oposto e, ao mesmo tempo, uma disputa com o do mesmo sexo. Essa teoria, que foi descrita por Freud no século passado, é conhecida por Complexo de Édipo – uma alusão à história da mitologia grega em que o filho se apaixona pela mãe.

456641515

Vale lembrar que a relação não tem nenhuma conotação sexual. Trata-se apenas da necessidade de atenção da criança de todos que a cercam. Os pais devem intervir explicando à criança que o casal tem outro tipo de relacionamento – e isso não significa que ela seja menos amada. Mas e no caso de arranjos familiares onde um dos pais não está presente? É possível que a identificação ocorra com outras figuras paternas e maternas, até mesmo fora do ambiente familiar.

O problema é quando tanto o pai quanto a mãe reforçam o sentimento inconscientemente, em vez de combatê-lo de maneira positiva. Assim, a menina vira a “filhinha do papai” e o menino, o “filhinho da mamãe”. Este comportamento pode interferir no amadurecimento da criança e, por consequência, nos futuros relacionamentos dela. Mas é claro que, teorias à parte, a ligação mais forte com um dos pais pode se perpetuar sem qualquer motivação psicológica, indicando apenas uma questão de afinidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *