Blog :: Xalingo

Como tratar os pequenos acidentes com os dentes dos pequenos

Os dentinhos estão nascendo. Já dá para notar que a arcada se formou e a criança está bem adaptada com a dentição e a higiene bucal. Mas eles não estão livres de acidentes, afinal, criança não para nunca.

Às vezes, uma batida no dente de leite parece não ser nada e logo vai passar, mas é importante ficar de olho. Uma lesão mais grave pode comprometer o desenvolvimento dos futuros dentes permanentes e a atitude dos pais na hora do socorro faz toda a diferença.

169686132

No caso de algum acidente a primeira coisa a fazer é lavar a boca com água corrente e observar se o dente sofreu alguma lesão. Podem ocorrer três situações diferentes: o dente entrar na gengiva, o que é chamado de intrusão, o dente fraturar e quebrar um pedaço, ou avulsionar, ou seja, cair inteiro. O ideal é procurar um especialista o quanto antes. Ele é quem vai avaliar corretamente a gravidade da lesão e dar orientações sobre o tratamento.

Se o dente entrar na gengiva: Caso o dente intrua, a recomendação é lavar bem a região e procurar o quanto antes um odontopediatra. Até lá, o importante é não deixar a criança utilizar o dente. Ofereça alimentação mais pastosa ou líquida e fria, até que o machucado cicatrize.

Se quebrar um pedaço do dente: Se o dente fraturar e quebrar um pedacinho é possível fazer uma colagem, mas, para isso, os pais devem lavar o pedacinho que caiu em água corrente e deixá-lo em um recipiente com soro fisiológico. Esse procedimento é importante para manter o dente hidratado e ele não perder a coloração natural. Se não tiver soro em casa, você pode usar leite ou, ainda, saliva. A saliva não precisa necessariamente ser da própria criança, pode ser de outra pessoa. Mas atenção: faça isso em um recipiente, jamais dentro da boca.

Se o dente cair inteiro: Quando o dente de leite cai inteiro, é possível tentar um reimplante e o procedimento para o dente não perder a coloração natural é o mesmo descrito acima. Porém a técnica é utilizada até os 3 anos de idade. Se o dente que caiu já for permanente, as chances de reimplante são maiores. Em ambos os casos o tratamento de canal posterior é necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *