Blog :: Xalingo

Como cuidar dos machucados das crianças em casa

No período de férias é comum os pequenos sofrerem pequenos acidentes domésticos. Com mais tempo livre para brincar, as crianças acabam caindo, esbarrando, tropeçando, e com isso, pequenos ferimentos precisam de cuidados especiais dos pais, os enfermeiros de plantão.

Muitos desses pequenos ferimentos podem ser cuidados em casa mesmo, mas é sempre ter bastante cuidado no tamanho da lesão. Dependendo da gravidade, é preciso levar a criança a um posto de atendimento ou hospital.

152400821

Confira algumas dicas para tratar das lesões em casa:

Higienização: limpe o local até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Para garantir a boa limpeza do machucado, seque a região higienizada e desinfete com um agente antisséptico

Proteção do ferimento: os curativos são recomendados somente nos casos em que os ferimentos estão em locais sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés. Nos demais casos recomenda-se deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida.

Respeite as casquinhas: nada de tirar as casquinhas que se formam na pele machucada. Elas protegem o ferimento e caem espontaneamente. Por isso, não deixe que a criança retire as casquinhas.

Em caso de sangramento, lave a região com água limpa e sabão neutro. Depois, comprima com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão no local por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento para após a compressão. Caso não pare, procure um médico.

Caso o ferimento mostre pus ou secreção amarelada é necessário um cuidado especial. Esse é um forte indicador de infecção por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção. Caso a secreção esteja aumentando, haja surgimento de vermelhidão ao redor da lesão, aparecimento de febre ou piora da dor local, consulte um médico.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *