Blog :: Xalingo

Você sabe o presente certo para a idade do seu filho?

Com certeza sua casa já está enfeitada só aguardando para o dia 25 de dezembro quando o Papai Noel chega com um saco cheio de presentes. Mas como saber se o brinquedo que você comprou para o seu pequeno, aquele que ele tanto desejava, é ideal para a sua idade.

Realmente é difícil saber qual o brinquedo ideal em cada etapa da vida dos nossos pequenos. Mas especialistas recomendam e dão algumas dicas para você acertar em cheio e ainda auxiliar no desenvolvimento da criança de maneira correta.

77188191
Bebês de colo e que engatinham: O ideal são brinquedos que trabalhem o olfato, paladar, som, tato e visão. Com eles os bebês aprendem noções de tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas.

Bebês menores de 18 meses: Brinquedos que estimulem os sentidos ainda são recomendados, bem como móbiles, chocalhos, opções com guizo para apertar ou um trapézio de berço para exercitar-se. Além disto, nesta idade, os bebês começam a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares. Quando engatinham ou caminham, as opções são brinquedos de empurrar e puxar, de montar e desmontar, bonecas e bichinhos de pelúcia.

Crianças de 18 a 36 meses: Brinquedos que ativem o movimento corporal como um carrinho grande para puxar, subir ou levar brinquedos. Também são boas opções os brinquedos para o ar livre, como bolas, brinquedos infláveis, espelhos d’água ou caixas de areia com pás e cubos. Blocos de montar de tamanhos e formas diferentes, assim como jogos e quebra-cabeças são uma boa opção.

Crianças de três a seis anos: Aqui a ludicidade entra como um diferencial e a criança gosta de brinquedos que lidam com o seu imaginário, como desempenhar papel de um adulto (profissões), fantasias e equipamentos que ajudem em seu mundo imaginário são importantes nesta etapa. Jogos de tabuleiro e memória auxiliam no treinamento da memória e desenvolvem a inteligência.

Crianças de seis a nove anos: Os jogos de tabuleiro, as bolinhas de gude e os brinquedos de armar colaboram no aprendizado das normas sociais. Nesta idade, ser aceito pelos companheiros é muito importante e o jogo corporal encontra expressão em diversos esportes ao ar livre. Os jogos eletrônicos e videogames, o pingue-pongue e o bilhar são muito populares nesta idade.

Adolescentes: Após os 12 anos, existe um interesse crescente dos jogos eletrônicos e videogames mais complexos que, em geral, são considerados para toda a família. Jogos de tabuleiros e de aventuras, particularmente aqueles do tema ‘negócios’ também são indicados para a faixa etária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *