Blog :: Xalingo

Brincar traz mais benefícios para a criança do que a gente imagina

Criança que é criança ama brincar! Seja sozinho ou com os amigos, as brincadeiras fazem parte da infância de qualquer um de nós. Quem não se lembra das brincadeiras quando era pequeno, do brinquedo preferido?

Só que nos dias de hoje os pequenos acabam ficando mais tempo na frente da TV e do celular do que brincando ao ar livre. Um estudo da Universidade Yale, nos Estados Unidos, reuniu 173 pesquisas sobre a relação entre as crianças e as mídias em geral produzidas desde 1980.

0966-6 - Casinha Encantada Amarela

Eles constataram que aquelas que passam muito tempo (2 horas por dia) assistindo à televisão, a filmes, navegando na internet ou jogando videogame estão mais propensas, futuramente, a desenvolver problemas como obesidade, fumo, uso de drogas e álcool, déficit de atenção e hiperatividade, além de apresentarem baixo rendimento escolar.

Vale lembrar ainda que os pais precisam estar cientes não somente do tempo em que a criança passa na frente da TV, mas também o que ela está assistindo. Afinal, os pequenos absorvem rapidamente tudo que assistem.

Outro estudo, agora da Universidade de Washington, reforça a tese do quanto as brincadeiras são importantes não só para o desenvolvimento infantil, mas também para uma boa saúde. Os pesquisadores constataram que a existência de espaços verdes perto de casa contribui para que as crianças façam mais atividades físicas e, consequentemente, tenham menos riscos de ficarem obesas.

CRL_7973

Os pesquisadores acompanharam quase quatro mil crianças e jovens, de 3 a 16 anos, durante dois anos. O resultado apontou que crianças que vivem em contato com áreas verdes apresentam melhor funcionamento cerebral e menos sintomas de déficit de atenção e hiperatividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *