Blog :: Xalingo

Como ensinar sustentabilidade para a criança

É importante que a criança saiba desde muito cedo a importância da preservação do Meio Ambiente e da sustentabilidade. Dessa forma, ela se torna um adulto mais responsável e irá passar adiante esses ensinamentos.

Cabe aos pais ensinarem pequenos hábitos aos pequenos como reciclagem, descarte de lixo, aproveitamento da água, cuidar das plantas e muito mais. A escola também exerce um papel importante nesses ensinamentos.

130407454

Mas mesmo em casa você pode fazer a diferença e tornar o seu filho um defensor do ambiente e da sustentabilidade. Vamos descobrir como:
– Plante uma árvore com o pequeno. Com o passar dos anos ela pode ir acompanhando o crescimento da planta. Até mesmo fazendo um paralelo com a sua idade.
– Que tal substituir os interruptores de luz normais por aqueles com desenho de super-herói? Assim, a criança aprende que precisa ajudar aquele personagem a manter a ordem da casa e da natureza, economizando energia elétrica. E isso serve para todos os cômodos da casa, desde salas, quartos até banheiros e áreas de serviço.
– Que tal uma corrida na hora do banho? Encurte o tempo que a criança passa debaixo do chuveiro fazendo uma espécie de corrida. Alguns minutos podem economizar centenas de litros de água. Cronometre o tempo deles no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado ou se fizer um tempo melhor do que o último banho.
– A criança pode ajudar, e aprender muito, quando o assunto é reciclagem. Peça a ajuda dos pequenos para separar os lixos. O Orgânico pode até ser usado em uma horta, onde eles podem plantar alimentos. Os Secos podem ser usados em uma Oficina de Brinquedos. Q eu tal?
– Ensine os pequenos que a água da chuva pode ser reaproveitada em algumas tarefas da casa. Nos dias de chuva coloque um balde para fora da casa e depois mostre para a criança que essa água pode servir para molhar plantas, lavar o carro, a bicicleta.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  • Com certeza um pouquinho que fazemos hoje, reflete muito amanhã se todos fizerem. Aqui ensinamos todos os dias. Exemplo forte nós damos e esse bom exemplo é observado nas atitudes de Maria (minha pequena) . Quando vê lixo no chão da rua já diz: – “Que falta de educação mamãe, jogaram lixo no chão”!

    São os frutos das sementinhas que vamos plantando aqui e ali..devagarzinho colhendo!

    Beijos

    • Olá Teeresinha, como vai? Que lindo exemplo que você está dando para a Maria. Com certeza ela será uma adulta responsável, preocupada com o próximo e com o mundo que a cerca. Um abraço e que outros pais sigam o teu exemplo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *