Blog :: Xalingo

Diabetes & gravidez

A doença metabólica que afeta a manutenção da glicose no organismo pode ser abordada de duas maneiras em relação à gravidez: o caso das mulheres que já eram diabéticas antes de engravidar e o caso das que desenvolveram a doença após a concepção (conhecida como diabetes gestacional).

diabetes

De qualquer maneira, o importante em ambos os casos é o planejamento para garantir a saúde da mãe e do bebê:

 

Para a mulher diabética: É preciso ter o melhor controle glicêmico possível para evitar complicações durante a gestação e não comprometer a formação do bebê. Aliás, especialistas indicam que o tratamento deve começar antes mesmo da concepção para que os efeitos não sejam agravados depois.

Diabetes gestacional: mulheres com excesso de peso são as mais predispostas a desenvolver esse tipo de diabetes. Também estão no grupo de riscos as que tem histórico de diabetes tipo 2 na família, as hipertensas e as que tiveram bebês nascidos com mais de 4kg em gestações anteriores.

Diabetes e o bebê: devido às grandes cargas de glicose que são envidadas ao bebê quando a mãe é diabética, a criança pode crescer mais que o normal, o que pode acarretar em parto prematuro. Além disso, por ter sido exposta ao ambiente intrauterino com muita glicose, a criança tem grandes chances de ser obesa e desenvolver diabetes quando adulta.

Portanto, se você planeja engravidar, fique de olho, planeje a gravidez e cuide da saúde com antecedência. A diabetes age de forma silenciosa e é preciso estar atenta. Além disso, algumas recomendações são sempre válidas para evitar o desenvolvimento da doença durante a gravidez, como manter um peso adequado antes da gestação, levar uma vida saudável e praticar atividades físicas.

Via http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/diabetes-e-gravidez-controle-de-glicemia-no-pre-natal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *