Blog :: Xalingo

A importância de um bom café da manhã para as crianças

São poucas as pessoas que conseguem priorizar o café da manhã em sua agenda. Tornou-se comum que crianças acabem se acostumando com o corre-corre dos adultos, e estes acabem se acostumando em comer pouco antes de sair de casa. Este é um hábito nada saudável, já que o café da manhã é uma etapa essencial da alimentação para a saúde e para o equilíbrio do resto do dia.

Alguns estudos comprovam que crianças que pulam o café da manhã tem mais dificuldade no processo de aprendizagem, além de ficarem mais propensas a ganhar peso extra, já que o organismo faz reserva de gordura quando o individuo fica muitas horas sem comer (assim como uma longa noite de sono). Uma alimentação equilibrada de manhã fornece a energia que a criança precisa para aprender na escola, brincar, praticar esportes e evita que ela compense com alimentos calóricos e pesados na próxima refeição. Ou seja, pular o café da manhã é praticamente proibido!

cafe

Segundo nutricionistas, o segredo para um café da manhã saudável é a variedade de alimentos. Pão, ovos, frutas, iogurte, cereais, leite, batidas de frutas são alguns dos “coringas” que podem ser adaptados conforme o gosto da criança e a disponibilidade. É claro que existem casos de alergia alimentar e necessidades especiais, portanto, consulte um médico ou nutricionista para se aprofundar no assunto.

Se a criança não tiver fome de manhã ou se você não tiver tempo e criatividade na correria da manhã, mais duas sugestões: reveja o horário da janta e analise se pode ser antecipada, e comece com pouca quantidade de cada alimento. E, para facilitar a vida, deixe a mesa pronta na noite anterior com os itens que não precisam ficar na geladeira (como algumas frutas, pães e cereais matinais), além de pratos, xícaras e todos os utensílios.

via e imagem Parade.com

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *