Você já ouviu falar da Doença Celíaca?
Os portadores da doença possuem forte intolerância ao glúten. Os sintomas podem incluir diarreia, dificuldades no crescimento e no desenvolvimento das crianças, fadiga – mas também podem não aparecer. Ela também causa uma atrofia no intestino delgado, o que causa prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Essa má absorção pode ainda resultar em perda de peso, falta de energia, problemas ósseos e até sangramentos. O diagnóstico deve ser realizado através de uma biópsia, além de um estudo do histórico médico e de uma análise sanguínea.
A doença infelizmente não tem cura e o único tratamento é uma dieta 100% livre de glúten, já que a doença, além de todo mal estar, pode chegar a matar. Só em crianças são 42.000 mortes anuais. Mas é importante que só se abandone totalmente o consumo de glúten quando a doença for confirmada, a fim de não atrapalhar o diagnóstico.
De acordo com nutricionistas, não há riscos para a saúde em se adotar uma dieta sem glúten. O problema maior são as restrições alimentares, já que praticamente todos os alimentos industrializados disponíveis no mercado contém glúten (na forma de trigo, cevada, centeio, etc). “Trigo, cevada e centeio são componentes de muitos tipos de alimentos, além de fazer parte de alguns medicamentos, doces e outros produtos. A pessoa pode, simplesmente, não se dar conta da presença deles”, diz o gastroenterologista John Cangemi. Felizmente, devido ao risco da doença, todos os alimentos industrializados possuem em seu rótulo a informação sobre conter ou não glúten.
Entenda melhor a doença aqui.
Saiba como informar a escola e orientar a criança para tomar os devidos cuidados enquanto estiver fora de casa aqui e aqui.
Confira dicas para as crianças celíacas aqui.
Confira uma série de receitas sem glúten, além de dicas de alimentação aqui e aqui.
Dica: Clique nas palavras sublinhadas para conferir mais informações! 🙂
Fontes: Revista Veja, Rio Sem Glúten, Viver sem Glúten, O Universo da Criança Celíaca e Wikipedia.