Blog :: Xalingo

Os múltiplos papéis das mulheres

Nós mulheres temos fama de termos uma qualidade em relação aos homens: a capacidade de executarmos diferentes tarefas ao mesmo tempo. E isso não é à toa, já que mulheres costumam acumular uma série de diferentes tarefas e papéis em seu dia-a-dia. Somos mães, profissionais, esposas, amigas, filhas… e ainda precisamos manter nosso equilíbrio emocional, nossa saúde, nossa auto-estima elevada… Não é impossível, mas também não é fácil.

x1

Por isso, adoramos essa lista que encontramos no site da consultoria FBDE. Entre parênteses, inserimos nossas contribuições. Confira:

1. Avalie no seu dia-a-dia todas as atividades que realiza. Quais dependem somente de você? Quais podem ser delegadas?

2. Delegue as que não se devem única e exclusivamente suas. (Aprenda a envolver a família toda nas atividades do lar e ensine os pequenos a serem mais independentes. Na hora de levar os filhos “para cima e para baixo”, combine com amigas ou vizinhas, e revezem-se nesses horários, ou ainda contrate serviços de transportes. Tenha na sua empregada doméstica ou secretária um braço-direito, uma grande parceira que pode te auxiliar nas mais diversas tarefas – e valorize-a por isso. Compartilhe com o seu marido tudo o que puder na educação e cuidados com os pequenos.)

3. Avalie tudo o que você pode otimizar. Por exemplo, se a quitanda pode entregar em casa, peça. Se o supermercado pode ser feito pela internet, faça; se alguém pode levar e buscar as crianças, peça esta ajuda. (Hoje em dia podemos contar com uma série de tecnologias e serviços especializados que podem facilitar nossa vida. Lance mão deles! Abuse também de aplicativos de celular que te lembrem das atividades e ajudem a organizar o seu dia-a-dia.)

4. Tenha um tempo reservado para o casal. (Cuidar da “manutenção” da relação é muito importante. Veja no seu parceiro um grande companheiro para o dia-a-dia. E, claro, apreciem os bons momentos. Aproveitem aquela aula das crianças que vai até mais tarde para um happy-hour, use o tempo daquela festinha dos pequenos para um jantar romântico… Sejam criativos!)

5. Tenha um tempo reservado para os filhos para atividades diferentes, que saiam da rotina. (Aproveite os finais de semana para curtir com os pequenos. Promova sessões de filmes, jantares, piqueniques, passeios culturais … Enfim, divirtam-se!)

6. Descubra o que você gosta de fazer. (Em meio a todos esses papéis que você desempenha – mãe, profissional, esposa, filha, amiga – você é uma mulher. E, mais do que isso, você é VOCÊ. Descubra-se, conheça-se a fundo… saiba o que te dá prazer, o que te faz sentir plena… e seja feliz!)

7. Reserve um tempo para você. Pode ser para academia, salão de beleza, massagem, ioga, dançar, cantar, tocar um instrumento, tomar chá da tarde com as amigas, shopping, cinema, teatro, esportes, espiritualidade, enfim o que te apetecer… chame de ‘seu tempo’. (Ter momentos de prazer é indispensável para você “renovar as energias” e ter mais pique e disposição para encarar a correria do dia-a-dia!)

 8. Não se esqueça de seus pais. Se não conseguir vê-los sempre, ligue, eles às vezes só querem ouvir a sua voz! (E não se esqueça de deixa-los por dentro do crescimento das crianças! E de perguntar como ELES estão, claro.)

9. Utilize de tecnologia para manter-se conectado, use as redes sociais, conecte-se com os outros. (Nada substitui o contato ao vivo, mas se o dia-a-dia está corrido, as tecnologias facilitem. Crie um grupo no Facebook ou no WhatsApp pra combinar programas com as amigas, fale pelo Skype com a irmã que mora longe, mande uma mensagem de bom dia pro seu marido no dia que ele sair mais cedo, mande fotos do crescimento das crianças para os avós…)

10. Escolha um investimento que você fará por ano em algo que possa te atualizar no aspecto profissional. (Pode ser um bom curso na sua área, um intensivo de línguas, uma viagem curta… Pesquise e programe-se!)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *