Blog :: Xalingo

Cuidando do sono dos pequenos

sono

Como saber quanto o seu filho deve dormir? Você deve esperar ele pegar no sono ou deve prepara-lo para dormir? E se ele dorme menos do que outros bebês ou crianças da mesma idade dele? Será que ele anda dormindo pouco porque não tem sono ou porque o ambiente e os preparativos não estão adequados? Essas e muitas outras dúvidas rondam as cabeças de muitas mamães. Por isso, adoramos a indicação desse livro, passada pela Thais Coutinho.

sono2

A autora Elizabeth Pantley é especialista em sono infantil e traz uma série de informações sobre o sono do bebê. Uma delas, por exemplo, é a quantidade de horas de sono para cada idade:

sono3

sono4

É bem importante estar atento ao tempo de sono, uma vez que crianças necessitam de muita energia para executar suas tarefas e se desenvolverem, e noites mal-dormidas podem prejudicar essas funções. É claro que, para crianças, uma sonequinha no meio da tarde pode ajudar, mas o ideal é manter uma certa rotina, para que o corpo se acostume.

sono5

A Thais diz ainda que, além do padrão de sono e da rotina de cada bebê, é importante estar atento aos saltos de desenvolvimento e picos de crescimento, como vemos nesse gráfico abaixo, que é bem didático. Ele diz o que ocorre cada vez que a criança passa por algum desses momentos. A recomendação, nesses casos, é tentar manter a rotina e “esperar passar”.

sono6

      

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *