Blog :: Xalingo

Cuidando da rotina dos bebês

Uma das coisas mais complicadas sobre os bebês (especialmente para mamães de primeira viagem) é sua suposta imprevisibilidade. Eles não dormem e não sentem fome nos mesmos horários que nós, e isso às vezes faz com que pareça que eles não tenham rotina alguma. Mas, se repararmos bem, isso pode não ser bem verdade.
A blogueira Thais Godinho, do Vida Organizada, conta o que fez quando seu filho nasceu: criou um diário. Ao invés de impor uma rotina a ele (coisa que não se deve fazer com bebês), ela passou a anotar tudo o que ele fazia: horários das sonecas, das mamadas, das trocas de fraldas…

rotina

Com essas anotações, é possível compreender melhor a rotina do bebê e prever acontecimentos. Por exemplo, se você reparar que diariamente ele sente fome de três em três horas, já pode se programar para dar de mamar um pouquinho antes, caso tenha alguma outra tarefa a fazer – e também para não esperar que ele chegue ao seu limite de fome. O mesmo vale para o sono: se ele dorme de tanto em tampo tempo, e sente um pouco de irritação antes disso, você pode se programar para começar a acalma-lo antes. A Thais diz que a ideia é, basicamente, conhecer seu filho, observar sua rotina, para criar uma de acordo com as necessidades dele. Depois de alguns dias anotando, você passa a perceber padrões e tendências na rotina do seu bebê.
Ela afirma ainda que essa prática é boa inclusive para a saúde do bebê, porque faz você perceber qualquer coisa que esteja diferente: se ele começa a fazer menos cocô, se ele passa menos tempo dormindo, etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *