Blog :: Xalingo

Fique atenta à alimentação das crianças

Pesquisas apontam que 33% das crianças brasileiras podem ser consideradas obesas. A partir deste dado, super preocupante, Estela Renner e Marcos Nisti dirigiram o documentário Muito Além do Peso.

De 84 minutos, a produção reúne médicos pediatras e endocrinologistas, chefs de cozinha, mães e das próprias crianças, que relatam como a TV influencia a educação alimentar das crianças, escancara a conivência de pais no consumo de alimentos não nutritivos e cheios de calorias desde a menor idade, e mostra a falta de familiaridade das crianças com legumes, frutas e vegetais.

Estela Renner foi entrevistada pelo caderno Meu Filho, do jornal Zero Hora, para falar um pouco sobre o projeto. Confira os trechos mais importantes:

Sobre a influência da TV na alimentação

“O excesso de propaganda e canais de TV é um universo muito sedutor. A gente sabe, segundo o IBGE, que as crianças passam, em média, cinco horas na frente da TV. (…) O excesso de TV contribui para fomentar um tipo de consumo não saudável. Acho que hoje, os pais não estão exercendo seu papel.”

Obesidade, vergonha e bullying

“Assim que começa a perceber o próprio corpo, isso vira uma questão importante para a criança. Se ela é ridicularizada, é tão sofrido que, mesmo que seja um adulto magro, leva o trauma a vida inteira. (…) Ela vai se sentindo invisível na sala de aula e na autoestima. Mas não acho que seja um problema ligado apenas à comida: é uma questão de falta de afeto.”

Sedentarismo

“Dizem que a criança pode brincar criativamente em qualquer lugar, desde que alguém diga para ela desligar o eletrônico. (…) A criança precisa olhar para fora da janela e sonhar sozinha. Antes tínhamos a rua para brincar. A questão da segurança, bala perdida e ruas esburacadas são fatores que levam muitos pais a não deixarem seus filhos brincarem nas ruas.”

Curiosidades do filme

“Algumas crianças não diferenciam um pimentão de um abacate. Isso simboliza um sintoma do desinteresse e da falta de conexão com a família, com a terra e com o que vem da terra. Tem muitas crianças que vão do leite materno direto para o refrigerante. E os pais não fazem ideia de que estão fazendo mal. São permissivos, mas não dariam se soubesse quanto mal fazem.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *