Blog :: Xalingo

Comece a preparar sua casa e sua vida para o Natal!

As festas de final de ano são momentos de confraternização não só em casa, mas também nas escolas das crianças e nas empresas. Por isso, mesmo quem não é muito ligado ao Natal acaba buscando uma forma de organizar as coisas para que a rotina de casa, filhos e trabalho não seja atrapalhada pelas atividades extras geradas pelos feriados de fim de ano e as festas.

Hoje, vamos compartilhar algumas dicas da publicitária Paula Fuzeto, que é responsável pelo blog Chega de Bagunça, focado em organização. Ela sugere algumas atividades que podem ser antecipadas, o que garantirá um pouco mais de tranquilidade a todos na família quando o fim de dezembro chegar.

Faça uma super faxina

Quando a casa está cheia de visitantes, sempre tem alguém que abre a porta daquele “armário da bagunça” e vê o que não deve. Então, planeje uma super faxina para eliminar o que incomoda ou dá vergonha. Também é o momento de limpar tudo nos mínimos detalhes.

Verifique a rouparia

Como chegarão as visitas, lembre-se de conferir se a rouparia (lençóis, mantas e toalhas) está ok, se precisa ser lavada ou se você precisa comprar novos.

Inspecione itens de servir

Faça a mesma revisão com toalhas de mesa decorativas, talheres e aquele jogo de jantar das datas especiais. Liste o que tem e o que falta para receber os convidados.

Planeje o cardápio de Natal e estoque alimentos

“Planejar o cardápio de Natal é importante para pesquisar preços e comprar quando a oferta estiver valendo a pena”, afirma Paula Fuzeto. Além disso, quem não tem um cardápio pré-definido não saberá o que comprar nem o que pode ser comprado antecipadamente. No cardápio, inclua entrada, prato principal, sobremesa e bebidas. Aproveite promoções nos mercados para se antecipar e evite aquela cena “carregando muitas sacolas de coisas pesadas em um mercado lotado na véspera do Natal”.

Escreva os cartões de natal e faça uma lista de quem irá recebê-los.

Quer enviar cartões de papel? Faça uma lista das pessoas que receberão este mimo, busque seus endereços e envie com antecedência. Isso evita que o cartão de Natal chegue já no ano novo que está logo ali. Se for mandar felicitações por e-mail, liste as pessoas e seus contatos e mande os cartões todos no mesmo dia. Se lembrar de mais alguém depois, é só mandar este cartão faltante.

Faça uma lista master de presentes

Faça uma lista das pessoas que você gostaria de presentear. Compre presentes com antecedência e lembre-se de incluir nas compras alguns presentes extras para emergências: podem ser garrafas de vinho e chocolates, que combinam com a maioria das pessoas e poderão ser usados pela família caso o presente “sobre”. Como muitas lojas não embrulham presentes nesta época do ano devido ao grande movimento, inclua na lista papéis ou embalagens de presente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *