Blog :: Xalingo

Aprenda a lidar com a birra que seu filho faz quando se despede de você

Em breve terminam as férias escolares… e com elas volta o drama daquelas mães cujos filhos fazem birra cada vez que precisam se despedir delas.

Algumas mães se escondem, dizem que só vão buscar algo e já voltam… Enfim, os truques para enrolar a criança são os mais variados possíveis. Mas será que essa é a melhor alternativa?

A psicóloga infantil Rita Calegari afirma que isso é normal, e explica como lidar com o drama, chamado “ansiedade de separação”.

Rita afirma que isso acontece porque as crianças têm medo de serem abandonadas pelos pais, especialmente pela mãe. Esse medo é especialmente comum dos 2 aos 7 anos de idade e faz parte do desenvolvimento.

A psicóloga indica que, quando você precisar se ausentar, diga tchau ao pequeno, dê um beijo e saia. Explique o que irá fazer e que retorna determinada hora para brincarem juntos. Se ele chorar, reforce que você vai voltar para casa, e só então saia.

Se o seu filho estiver dormindo, combine com ele um código para mostrar que você passou para se despedir. Vale um nó na cortina ou um desenho deixado na escrivaninha, por exemplo. Assim, quando acordar, ele saberá que você foi visitá-lo. Com o tempo, seu filho aprende que você vai, mas sempre retorna.

Fonte: M de Mulher

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *