Blog :: Xalingo

A capa da Times e as prioridades das mães

No mês passado, a revista Times (EUA) causou polêmica ao estampar, na capa de uma de suas edições semanais, uma mãe amamentando no peito seu filho, que aparentava ter cerca de três anos. Com a manchete “Você é mãe o suficiente?”, a matéria chamava atenção para um tema pra lá de polêmico: até onde as mães devem ir ao priorizar os filhos em sua vida, deixando de lado a sua própria vida.

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, Rosely Sayão, que é psicóloga e autora do livro “Como Educar Meu Filho?”, explica que a matéria não falava somente sobre o tempo de amamentação. Ela apresentava a teoria do médico norte-americano Bill Sears, que defende que criar os filhos com muito apego ajuda a formar pessoas mais confiantes e seguras. Segundo Sears, “a mãe deve passar o maior tempo possível com os filhos, estender o tempo da amamentação e dormir com os pimpolhos na mesma cama”, entre outras coisas.

Para Rosely Sayão, sempre que falamos em “apego”, pensamos no excesso dele. Parece engraçado pensar nisso quando vivemos, segundo a psicóloga, um momento em que muitas mães já têm uma relação de proximidade excessiva com seus filhos e sabem de tudo sobre a vida deles. E, também, declaram seu amor o tempo todo, beijando e abraçando com uma frequência chega a incomodar os filhos. Sayão considera curioso que, ao mesmo tempo que há essa proximidade , muitas mães sofrem de uma culpa permanente, como se elas não conseguissem realizar o que idealizam como maternidade.

Opondo-se a fórmula ideal exposta por Sears – a de que ser mãe é se dedicar completamente ao filho, a psicóloga afirma que a geração criada dessa maneira mostra ter falta de maturidade e de autonomia quando termina a adolescência. E ela enfatiza que a adolescência, “por sinal, parece não terminar nunca!”.

Para Sayão, a dedicação aos filhos deve ser a prioridade na vida da mulher, mas isso não significa se dedicar única e exclusivamente a eles. “Significa estar disponível quando eles precisam -e não quando eles querem-, saber que educar supõe quase sempre desagradar os filhos e aguentar o sofrimento inevitável que a vida impõe às crianças, por exemplo”, afirma. E priorizar o filho, para a especialista,  significa também dedicar um tempo, mesmo que pequeno, com exclusividade, sem interrupções.

Na reportagem, a psicóloga também falou sobre o tempo da amamentação. Citando estudos e pesquisas, ela afirma que a criança amamentada por mais tempo cresce fisicamente mais saudável. “Mas saúde é um conceito complexo que não se refere apenas ao aparato biológico”, diz. Isto porque a amamentação não alimenta só o corpo do bebê; alimenta também o tipo de relacionamento da criança com sua mãe.

A pergunta apresentada na capa da Times – “Você é mãe o suficiente?” – está há muito tempo em pauta, em todo o mundo. E neste tempo todo, tem provocado culpas vividas como reais por muitas mulheres, mas que, de fato, são produzidas por esse mercado que vende de tudo, inclusive ideias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *